Design 10 Dicas de ouro para sua carreira de criativo

10 Dicas de ouro para sua carreira de criativo

Por Victor Maia
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A maioria dos criativos chegam ao mercado de trabalho com os olhos brilhando.

Sim, eles se vêem em condições como diretores de arte ou diretores de criação, e na realidade, acham que é fácil chegar lá. Além do título que pode garantir algum status, há alguns problemas técnicos que somente a trajetória até a cadeira de diretor de criação pode ajudar a resolver.

Abrir caminho nessa trajetória de designer júnior até diretor de criação, não é nada fácil e possivelmente não irá acontecer do dia pra noite. Por isso, observando hábitos de diversos diretores de criação, conversando com colegas mais experientes e participando de cursos pelo país; separei essa lista que é unanime, porém muito útil.

1. Entregue sempre o seu melhor

Aprenda a desenvolver o seu próprio gênio criativo. Cobre-se constantemente, fazer o melhor trabalho, e novamente melhor que o anterior, e melhor, e melhor…

Sempre inicie um projeto com uma boa atitude. Eu sei que isto pode soar clichê, mas não há nada melhor do que colocar o sua melhor energia para cada projeto que você faz, independente de quão pequeno o projeto possa ser.

Use cada projeto como um meio de aprimorar suas habilidades. Sempre.

 

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Do ponto de vista do crescimento pessoal, um logotipo para um amigo da família e um site para um cliente de maior destaque devem receber a mesmo nível de cuidado. Esteja animado para cada projeto que possa entrar por sua porta. Você aprenderá muito com a experiência pessoal em cada um deles.

A única maneira de obter o melhor é ganhando ritmo em projetos, aumentar a freqüência e desafiar-se.

2. Compreenda a Marca e a Audiência

Diretores de criação não são apenas bem… criativos. Eles também servem um papel estratégico, voltado para o cliente. Seu objetivo é compreender plenamente as necessidades do cliente e, em seguida, definir com a sua “épica” equipe o conceito criativo para o sucesso.

Entenda sobre branding, o que é e por que é importante. Marca não é apenas um logotipo ou uma reputação. Branding é realmente o ato de criar uma estratégia e direção, dar voz e atitude à marca. Esta estratégia deverá desencadear uma resposta emocional em um público específico.

Seu objetivo como o criativo, é entender qual é estratégia e, em seguida, comunicá-la à sua equipe da melhor maneira possível. Diretores de criação aprendem os traços e características de cada marca e do seu público antes de mergulhar no projeto.

Você pode pegar um modelo de briefing e trabalhar nele, criar o seu próprio. Isso pode ajudar o seu cliente ser mais claro na comunicação com você.

A melhor maneira de começar com o pé direito é desenvolver um briefing com o cliente. Criar um processo de admissão, de modo que você possa dimensionar seus projetos e agilizar a comunicação e compreensão das necessidades dos clientes.

3. Exercite seu músculo criativo

Não repita suas idéias (até que você desenvolva um estilo criativo específico pelo o qual os clientes o procuram). Seja original, tenha ideias frescas.

Não há nada de errado em repetir ideias ou “citar a si mesmo.” É só que se você sempre repetir idéias, você vai fazer disso um hábito vicioso. Isso pode inibir a sua criatividade. Em vez de dar volta em círculos, experimente quebrar o molde. Expressar idéias que você normalmente não faria, dê a famosa “viajada”.

Trabalhe seu músculo criativo constantemente, quebrando regras que você definiu em sua própria cabeça. Não precisa de estar “perfeito”.

Com este estado de espírito, a idéia nunca estará pronta. E esta é provavelmente a principal razão pela qual muitas ideias criativas não vão para a rua.

Ninguém ganha dinheiro com ideias que ficam dentro duma caixa com a etiqueta “não é perfeito ainda, vamos trabalhar nela por mais um tempo.”

Faça, mesmo que não esteja perfeito!

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O nome do jogo é: Pense grande, rompa barreiras, publique muitas vezes.

4. Permaneça no orçamento

Eu sei, orçamento é um assunto complicado, mas tente entender o lado comercial das coisas. Gaste tempo aprendendo sobre marketing, mídias sociais, marketing digital e outras táticas criativas de se comunicar. Você vai tomar decisões mais específicas com uma maior profundidade de compreensão.

Faça como nossos amigos das startups, pense lean. Se você acha que o projeto pode sair do orçamento estabelecido com base nas necessidades dos clientes, certifique-se de dizer isso e pronto. Isso dará a você e ao cliente a oportunidade de repensar certos aspectos do projeto e avaliar as prioridades.

não faça como Belford mantenha no orçamento do cliente

Mantenha as linhas de comunicação abertas e fique dentro do orçamento alocado. Acredite, seus clientes irão agradecer-lhe.

5. Trabalhe em equipe

Colaboração é combustível para a criatividade. Partilhar ideias é uma grande parte do processo criativo. Dá nova perspectiva sobre suas ideias, atrai ideias melhores e deixa o trabalho melhor.

Aprenda a ouvir. Diretores de criação têm grandes habilidades de comunicação que são úteis em habilidades interpessoais, bem como criativas.

Tome cuidado para não tornar-se um guru motivacional, não é seu trabalho. A crítica construtiva é normal no campo criativo. No entanto, as pessoas realmente aprendem mais rápido e trabalham mais felizes com o reforço positivo.

não torne-se um guru motivacional na agência


Certifique-se de dizer a sua equipe regularmente o que eles estão fazendo bem.
Expresse como seu trabalho duro contribui para o sucesso do projeto. Pergunte a eles o que precisam para ter sucesso e seja o líder que inspira-os para fazerem o seu melhor.

O livro de Dale Carnegie “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa gerenciar os outros, e participando de papéis voltados para o cliente.

6. Estabeleça uma rotina criativa

O que não falta em nosso setor é pressão. Nós criativos estamos sob pressão a todo instante, por melhores ideias, melhores peça e melhore resultados. E se você pudesse realmente ser criativo e não se sentir pressionado ou estressado?

É possível.

Desenvolva uma rotina criativa.

Se você é uma pessoa criativa, você já tem uma estratégia/ritual para ser criativo. Da próxima vez que você estiver preparando-se para o seu estado criativo, tome nota do que você fez para chegar lá. É pessoal e diferente para todos.

Nossos cérebros estão constantemente à procura de padrões.

Você pode usar isso para cortar o seu cérebro para ser criativo. Você começa criando certos gatilhos. Esses gatilhos podem ser simples, como beber café, enquanto faz o seu trabalho criativo em seu PC, ou talvez ele seja estar sentado na mesma sala, com a mesma vista. Talvez você goste de ouvir a mesma música sempre que você for criativo. Enfim, é algo muito pessoal.

Seja o que for, não há um padrão específico de comportamento.

Você pode realmente alavancar o seu fluxo criativo através da criação dos mesmos comportamentos, a fim de acionar o seu cérebro para o estado emocional que deseja.

7. Faça o seu trabalho criativo na manhã

Sempre ouvi essa afirmação em blogs e podcasts, mas um fato é: nosso cérebro é mais produtivo de manhã, ou seja, quando temos mais energia.

A criatividade pode ser exigente, e mentalmente desafiadora. Tenha sua lista de tarefas à fazer logo no início do seu dia. Se você definir suas tarefas criativas como a sua primeira prioridade, você vai notar que eles são mais fáceis de realizar, e, na verdade, levam menos tempo.

Não verifique seu e-mail na parte da manhã, e deixe o telefone fora (modo avião ou não perturbe são muito úteis para isso). Remova todas as distrações. Já sabemos que uma distração pode levá-lo para fora da tarefa por mais de 20 minutos e isso não ajuda na produtividade.

Fazer o seu trabalho criativo como a primeira coisa vai dar ao seu cérebro a respiração que ele precisa para pensar. Depois de uma noite de descanso, ele está pronto para entregar as suas melhores idéias.

8. Viva a vida e mantenha-se motivado

esse era o trabalho em equipe que você tinha em mente?

Separe um tempo em seu trabalho para se divertir. Você pode entender isso literalmente ao pé da letra.

Criatividade e inspiração fluem. Devemos exercercitar continuamente esses músculos para trazer ainda melhores idéias para nossos clientes.

Para mim, o jogo pode ser pegar uma nova caneta de caligrafia e tentar escrever à mão um lettering bonito. Às vezes eu desenho citações apenas para praticar minhas habilidades. Para alguns pode ser ir dar uma caminhada na praia, jogar um pouco de vídeo-game no lounge ou ir conversar com alguém.

Nem todas experimentações irão funcionar para o seu próximo projeto. O objetivo aqui é botar a mão na massa e sair da zona de conforto. Se você continuar seus experimentos, você vai ter uma base maior de conhecimento criativo, além de construir um conjunto de “ferramentas” para auxiliar no seu trabalho.

Fora isso, é só diversão!

9. Expanda seu repertório criativo

Todas as habilidades criativas são úteis. Você é pintor? Trabalhar com fotografia só iria fortalecer suas habilidades de composição e enquadramento. Você é apaixonado por tipografia? Tente fazer sua própria tipografia à mão. Isso vai te dar uma maior compreensão e habilidade na criação de tipos.

Diretores de criação têm diferentes conjuntos de habilidades técnicas.

Muitas vezes, eles precisam entender copywriting – redação publicitário – além de projetar. Essas habilidades de redação permitem à ele desenvolver e dirigir peças de publicidade, com design, redação e fotografia. Entender de fotografia permite que consiga explicar o que é necessário para os fotógrafos no seu próximo  ensaio de publicidade. O mesmo vale as demais áreas: design, edição, ilustração, animação, design de app, desenvolvimento e gestão.

10. Medite, Reflita e Alcame-se

Idéias precisam de espaço para respirar.

Um corredor não iria correr por horas a fio, sem nutrientes em seu corpo. Eles correm por um tempo, em seguida, fazem um pit stop para uma hidratação e repor nutrientes. Tudo isso para voltar as suas atividades com energia renovada.

Atletas também programam períodos de “on” e “off” para dar ao seu corpo o descanso necessário.

Para a criatividade é o mesmo.

Você esmaga seu cérebro numa jornada de 12+ horas, esperando que ele lhe dê o melhor material para a demanda. Isso é muito difícil de se manter por muito tempo. Cuide de si mesmo e seu corpo.

Criatividade vem de um cérebro que funciona bem.

Certifique-se de que você está dormindo o suficiente, além de se alimentar bem. Hoje em dia existem diversas dietas que ajudam seu corpo a funcionar melhor, detox, dolce, gracie e outras diversas.

Afinal, Albert Einstein disse “eu tenho minhas melhores idéias no chuveiro.” Nosso cérebro fica eternamente com a chave ON ligada, mesmo se nós estamos apenas relaxando. Neste caso, o banho. A tendência de nossos cérebros são sempre conectar idéias, pensando e fazendo o sentido da nossa realidade.

Muitas vezes, fazer uma pausa é apenas o que você precisa vir para cima com o diamante em forma de ideia. Pense nisso.

Então, gostou desse artigo? Quero saber o que vocês aprenderam na jornada criativa de vocês. Deixe um comentário para que possamos continuar o nosso papo. Se gostou, lembre-se de compartilhar com seus amigos.

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