girl-549153_1280
Inspirações

10 dicas para fotografar melhor

Desde os primórdios a gente se comunica por imagens. E é inegável o poder que elas tem. Poderia citar aqui vários exemplos de como a imagem, mais especificamente a fotografia, mudou ou moldou o mundo.

Hoje é quase impossível conhecer alguém que não tenha uma câmera fotográfica ou um celular pra fotografar. Porém, tem alguns caminhos que podem deixar as fotos com um aspecto muito mais agradável. Pensando nisso, reuni 10 dicas (das incontáveis que podem existir) pra ajudar você com aquele momento decisivo, também conhecido como “clique”!

Esse post não tem a intenção de banalizar um trabalho tão difícil e sério que é fotografar. Pra você se tornar fotógrafo, não vai bastar apenas a combinação “boa vontade + câmera boa”. Chegar lá requer muito estudo, prática, vivência, mais estudo, mais prática, mais estudo, mais vivência… E por aí vai. Mas existem várias formas pra percorrer esse caminho. E uma dessas formas, pra começar (ou acrescentar) é dar uma olhada nessas dicas:

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

1 – Livre-se dos preconceitos (todos os tipos de câmeras)

A globalização está aí! E o avanço tecnológico bate todo o dia em nossa porta pra os dizer que “precisamos” do mais novo celular, do mais novo tablet ou da mais recente câmera!
Pois bem! Posso dizer numa boa que dá pra fotografar cenas interessantes com qualquer câmera.
Claro que se você é fotografo, ganha a vida com isso ou quer se especializar na profissão vai precisar investir cada vez mais em equipamentos melhores e essa é uma realidade para todo profissional que quer crescer.

2 – Encha-se de referências (fotos, blogs, vídeos)
Na fotografia existem grandes nomes que são referencias! Penso que vale muito a pena olhar pra história e obra de pessoas como Henri Cartier-Bresson, Robert Doisneau, Sebastião Salgado dentre outros.  Também existem muitos blogs excelentes que vão acrescentar demais, como por exemplo o Fotografe uma Ideia e o Fotografia DG. Nesses blogs vc encontra muitas dicas sobre técnicas, livros, eventos, etc.
Sempre que possível, visite museus para olhar e se inspirar em pinturas! Os grandes fotógrafos não se cansavam de passar horas e mais horas dentro de museus.

3 – Estude, estude e estude mais
Isso serve pra todo mundo que quer crescer como pessoa e como profissional. Com o – já falado – avanço da tecnologia, temos a oportunidade de estudar e até obter uma formação profissional mesmo “sem sair de casa”. E quanto mais conhecimento nós tivermos, mais longe poderemos chegar (isso falando de vias normais srsrsr). E também penso ser válido dizer que conhecimento nunca é demais!

4 – Existem regras (dicas) de composição
Regra dos terços, ponto de ouro, luz e contraste, sombras, reflexos, linhas diagonais, área de respiro, moldura,etc…

5 – … Mas pode quebrá-las de vez em quando
Tudo que foi citado na dica #4 pode deixar a sua foto muito melhor (ou não). A grande verdade é que quanto mais você ousar, maior será a possibilidade de fazer algo incrível! Por isso, se atente as regras mas faça o caminho inverso de vez em quando!

6 – Conheça todos os aspectos da fotografia…

shutterstock_168474785

Imagem via shutterstock

A fotografia tem diversas ramificações: casamento, esportes, crianças, shows e espetáculos, nú, família, gestantes, animais e natureza, newborn, arquitetura, fotojornalismo, publicidade e por aí vai…

7 – … Mas se especialize
Sim, as oportunidades em fotografia são diversas. Mas é importante que você se especialize em, ao menos, uma delas. Digo, ao menos uma, porque se tornar bom em algumas coisas exige tempo, esforço e dedicação. Mas se você quer ser um bom fotógrafo, se especializar em algo vai fazer com que você seja lembrado justamente por aquilo em que você se especializou!

8 – Observe tudo antes de apertar o botão
Imagine a cena: você tem algo incrível em sua frente pronto pra ser registrado e eternizado. Aí você dá o clique. A foto está linda linda, com uma composição perfeita! Nada tira o brilho da sua fot… Ops, não… Um varal cheio de cueca e meia bem atrás do ponto principal da imagem. Triste…
Um olhar atencioso em todo o cenário sempre vai ajudar bastante. As vezes você vai ter que mudar de ângulo, se agachar, deitar pra fotografar, subir em árvore… Não se acanhe, tudo isso é normal.

9 – Aprenda usar um editor de imagens
Existem muitos editores de imagens que são parceiros imprescindíveis para a fotografia. Tem o bom e velho conhecido de todos nós, Photoshop. Outro, também da Adobe é o Lightroom que foi desenvolvido especialmente para fotógrafos. Para tablets e celulares temos o VSCO Cam que é um bom editor gratuito e o After Light que é pago e muito bom também.

10 – Revele suas fotos

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Quando as câmeras digitais se proliferaram, ver fotos sendo reveladas era algo raro. Pra muita gente o grande barato é “tirar foto no espelho pra postar no facebook” – já dizia o poeta. Mas na boa, é um grande prazer ver suas fotografias reveladas! Revele e guarde como recordação! Revele e dê de presente! Revele e cole em sua parede criando formas! Faça quadros com suas fotos! Revele e eternize!

Agora que você já viu essas 10 dicas, te convido a dar um olhada na 5° dica desse outro post e em seguida, vá ser feliz fotografando :)

E se quiser deixar alguma outra dica aí, sinta-se a  vontade!

_

Colaborou com o texto a talentosíssima fotógrafa Josi Salgado

Imagens via Shutterstock

 

Clique aqui para comentar ( )