Freela e Startup

10 Maneiras de fazer crescer o seu negócio de design em menos de uma hora

Muitas vezes podemos até ser muito bons no que fazemos, no entanto, falta-nos algo para conseguir aumentar o negócio de design. Trabalhar como freelancer, não é fácil, temos de conseguir ser os melhores em diversas áreas.

Esta semana tentarei ajudar todos os profissionais que pretendam fazer crescer o seu negócio de uma forma sólida. 10 dicas simples, uma hora por semana para se dedicar a este assunto.

Faça uma apresentação gratuita

Já pensou fazer uma apresentação gratuita? É uma forma simples de apresentar os seus valores e propósitos, exibindo alguns dos seus melhores trabalhos, concluindo com um apelo a ação.

Desta forma poderá suscitar curiosidade por parte das pessoas que assistem e conseguir novos clientes.

Meios de comunicação

Aproveite as diferentes redes sociais, para expressar diferentes opiniões, textos sobre design ou mesmo sobre o que faz, partilhando alguns trabalhos.

Nos dias que correm as redes sociais são uma forte ferramenta de comunicação gratuita, portanto, aproveite. Em menos de uma hora podem-se inscrever nos diversos meios existentes.

Defina a sua especialidade

Especialização é a chave para o sucesso de um designer. Seja na área gráfica, web, produto ou industrial, veja quais são os seus pontos fortes, analise o mercado envolvente e as falhas que existem.

Pense que você poderá ter a solução para muitas empresas, pois ninguém ainda o terá oferecido, só precisa de encontrar essa solução/ falha que existe no mercado.

Escrever um livro

Este é um tópico que não poderá ser feito em menos de uma hora. No entanto, é uma ferramenta muito forte para alcançar o sucesso e claro uma afluência de clientes que sempre quis.

Um livro técnico não precisa ter muito texto, precisa é de ter a informação correta e que tenha alguma ligação com o que você faz. Um possível leitor poderá ser seu cliente ou mesmo aconselhar alguém. De qualquer forma, é uma ferramenta muito forte para transmitir notoriedade e profissionalismo, apenas precisa de alguma dedicação.

Discurso de vendas

Melhore a sua forma de vender o seu produto ou serviço. Pense como a pessoa que o está a ouvir, mostre algo concreto. Muitas vezes para si é fácil imaginar algo, no entanto, para o outro indivíduo o mesmo pode não acontecer.

Uma maneira de ajudar, é abordar o assunto com amigos que nada percebam de design, tentando lhes mostrar vários aspetos. No final, se eles ficarem convencidos, você está um verdadeiro vendedor.

Mantenha o contato

Muitas vezes, é perdido o contato com um cliente depois de ter realizado o trabalho. Tente sempre manter uma ligação, mesmo que não precise mais dos seus serviços, nunca se sabe, pode ter um conhecido que precise.

Atualize o seu portfolio online

Este, é uma excelente ferramenta para mostrar a novos/ futuros clientes do que é capaz. Portanto, atualize o seu portfólio. Crie um sistema simples e automático onde poderá adicionar novos projetos, sem perder muito tempo.

Entrar em diferentes conversas

Existem muitos sites e blogs onde poderá participar e comentar diferentes temas, com credibilidade. Sem que se aperceba, poderá estar a angariar novos clientes.

Mesmo em conversas informais, entre amigos, mostre sempre confiança e credibilidade quando se fala de algo relacionado com o seu trabalho, poderá trazer futuros clientes.

Habilidades novas

Cada vez existe mais concorrência nas diferentes áreas e o mercado fica mais saturado. Deste modo, para se distinguir dos restantes, precisa de oferecer algo que o diferencie. Analise a concorrência e se for preciso invista nessa diferenciação.

Ideias novas

Um grande mal dos criativos é, que se concentram de tal forma no que estão a criar/ desenvolver que se esquecem do restante. No caso de freelancers, o seu negócio precisa de muita atenção, pois você além de designer precisa de ter outras habilidades para gerir e conquistar o mercado.

Pare pelo menos 45 minutos e debata sobre novas maneiras de construir e evoluir o seu negócio de design. Anote tudo (Brainstorming) e de seguida deixe apenas as 10 melhores ideias. Depois, estabeleça nos próximos meses metas, para a realização dos mesmos.

Nunca deixem para trás as diversas formas de divulgar o seu trabalho, atualizando-o sempre que possível. Normalmente-, fica em segundo plano, para ser melhorado quando houver tempo. Mas este “tempo” nunca chega e só irá se preocupar com este assunto, quando não tiver nenhum trabalho.

Estas foram algumas dicas,contudo, se souberem de mais algumas ideias ou sugestões, que possam ajudar, podem deixar um comentário.

 

Outro tema interessante, para quem ainda não leu, COMO PREPARAR UM ORÇAMENTO PARA FREELANCERS DE DESIGN

 

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