Design

Sem Portfólio? Veja os 12 Mandamentos do Titio Jack !

Olá criativos, está iniciando e não tem Portfólio? Que tal começar sabendo de algumas coisinhas básicas? Realmente é difícil começar um bom portfólio mais é difícil, porque não cliente, que isso que aquilo…. Essas coisas já são bem clichês em nossa área, quando estamos começando! Mas não de qualquer jeito que vamos começar neh?!

Segue os 12 Mandamentos para portfólio do titio JACK USEPHOT.
Não sabe quem é o titio Jack?

Segue alguns de seus trabalhos no Behance.

Este slideshow necessita de JavaScript.

É esse cara mesmo! Veja mais trabalhos do Titio Jack aqui.
E ele nos mandou seus 12 Mandamentos para seu PORTFÓLIO.

Use e abuse desses conselhos!

1. Copie e Cole

Resultado de imagem para copiar e colar

 

Está perdido? Não sabe por qual caminho seguir, que tipo de arte fazer? Está tipo azeitona na boca de banguelo? OK! Procure por artistas ou tipos de arte que você se identifique até descobrir o que você gosta!

  1. Não encha linguiça!

 

Coloque no ar só o que está bom, meia boca não rola, em outras palavras, melhor ter apenas 01 bom no ar, do que 01 bom e 10 ruins, e tem mais, quando um projeto no portfólio não representar mais o nível do seu trabalho, ‘just get rid of it’, não tem por que ficar com algo que não agrada mais no ar, sacou?

  1. Thumbnails que falam

 

 

Crie Thumbnails que deixem o observador com vontade de abrir seu projeto. Use imagens que estão no projeto, do contrário, é como ouvir uma música ao vivo, esperando pelo momento daquele solo e o guitarrista resolver improvisar, tipo, desanimador!

  1. Arco-Íris de energia

 

 

Cores vibrantes sempre foram tendência e agora mais ainda, é a nova tendência? Não sei! Mas a galera está arrebentando com meus olhos, de tanta cor explodindo aqui na minha tela, por mais que seja legal as vezes mandar em algo mais soft ou monocromático, o poder das cores deve ser aproveitado da melhor maneira possível, e elas chamam atenção, acredite.

  1. Marketeiro

 

 

Seja criativo nas apresentações dos seus projetos, faça uma introdução descritiva, crie mockups diferenciados, making-offs, enfim, tenha carinho na hora de mostrar do que você é capaz, afinal ali, é onde você vai ganhar seu pão, então, não faça de qualquer jeito!

 

  1. TAGs

 

 

Use tags em português e em inglês, para que o seu projeto seja encontrado mais facilmente tanto por gregos, quanto por troianos, se for escolher uma, que seja em Inglês, dessa forma você globaliza seu projeto e tbm poderá ser encontrado por brasileiros. Seja inteligente na hora de escolher as tags, olhe no portfolio alheio pra saber como é que estão fazendo, pense no que você pesquisaria, se estivesse procurando por você mesmo.

  1. Trabalhos pessoais

 

work personal tina fey job

 

Não espere ser contratado para um trabalho, para publicar alguma coisa no seu “PORTIFA”, artista que não cria, vira crítico, seja criativo e vai à luta, encha o mundo com sua arte, melhor um conceitual bem feito do que 10 comerciais ‘meia boca’!

  1. Não copie e cole

 

 

Uma prática de estudos muito comum, é usar um trabalho de outro e tentar replicar, somente para estudos, isso funciona e ajuda muito no início, mas pelo amor de Deus!! Não poste isso no seu portfolio, não pega bem, às vezes, por causa da inexperiência, sua execução pode nem ser ‘aquelas coisas’, mas quando a ideia é original, ou no mínimo é diferente de outras existentes, a boa aceitação, é quase que garantida, então, junte referências, e coloque suas ideias em prática para mostrar ao mundo seu talento!

  1. O Relógio é seu inimigo

 

filmeditor horror time evil dead clock

Não faça as coisas “nas coxas” como diria minha mãe, amadureça a ideia com calma, projete, busque referências, faça testes (por que nada é pior do que uma ideia excelente, se você só tem ela), mas faça tudo isso em mais de 01h30 (hahaha). Não tem como fazer algo correndo e esperar que fique bom, na moral, então comece e termine seu projeto com calma, não tenha pressa de terminar!

  1. Seja Social

Curta e comente trabalhos de outros artistas, entenda, por mais foda que seja fulano, ele vai sempre dar uma olhadinha pra ver quem ta comentando em seus trabalhos, numa dessas alguém gosta de algo que você fez e PAH!! Não espere que comentem e curtam seu trabalho, se você não comenta e nem curte nada do que aparece na sua timeline, para de ser mala e fingir que nada do que fazem por ai te inspira.

 

  1. Audiência

Não se preocupe com isso, se preocupe em ser bom!

  1. Ética

Responda as mensagens e emails em até 24h, seja sempre educado com todo mundo, não pare o que você está fazendo pra falar mau de outros colegas de area ou artistas, coisa feia isso, ninguém tem culpa se você não comeu ninguém na noite anterior!

 

By Jack Usephot.


Enfim criativos, temos que ter uma consciência desde o nosso início de carreira, pois trabalho é trabalho e é coisa séria! Ter esse tipo de posicionamento profissional é fundamental para que se construa uma carreira de sucesso. mas vamos ver como ficará de hoje em diante neh? Pois todos os dias travamos várias batalhas para chegar em um nível que agrade nossos clientes, mas para que isso aconteça precisamos estar preparados para o mercado, temos que ter um arsenal bom e bastante equipado com as melhores estratégias de fazer tudo com excelência.

Isso é tudo gente e não se esqueçam de comentar e compartilhar com outros designers e vamos influenciar o mundo, precisamos conquistá-lo. mostrando para todos que Design é bem mais que ferramentas e Desenhos.

Design é a solução para o mundo!

Abraços e até a Próxima!
Calma vai embora não! tem mais sobre PORTFÓLIO aqui no Design Culture.

Clique aqui para comentar ( )