Design

4 livros sobre design e sustentabilidade

Hoje o incentivo é para a leitura! Profissionais do design que ignoram o uso de recursos naturais e o ciclo de vida do produto não devem servir de exemplo. Os designers devem ser conscientes do planeta que temos, sua capacidade e seu estado de degradação atual, muito disso, causado pela industrialização, para a qual muitos de nós trabalham. Bem, mas conciliar projeto e meio ambiente é possível.

Talvez muitas das respostas sobre como ter uma sociedade de consumo  que preserve o meio ambiente serão descobertas neste século, talvez por alguns profissionais que buscaram essas informações. Aqui vão 5 fontes para pensar no assunto:

Título: Design Sustentável: caminhos virtuosos

Sobre: O livro foca em embalagens com menor impacto ambiental e propõe soluções ecológicas para a área.

Autor(es): Fabrice Peltier e Henri Saporta

Faixa de preço: 40 a 50 reais

Ano: 2009

Páginas: 112

Título: Primavera Silenciosa (Silent Spring)

Sobre: É considerado um dos livros que lançou o movimento ambientalista. O livro trata sobre pesticidas amplamente usados na época (DDT) e como eles estariam prejudicando as aves da região, daí o título.

Autor(es): Rachel Carson

Faixa de preço: 40 a 50 reais

Ano: 1962

Páginas: 327

Título: Design Industrial: Metodologia de EcoDesign para Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis

Sobre: O livro apresenta um método para projetar produtos que leva em consideração questões ecológicas e ergonômicas. Também é apresentado um estudo de caso da aplicação da metodologia.

Autor(es): Elizabeth Regina Platcheck

Faixa de preço: 40 a 50 reais

Ano: 2012

Páginas: 127

Título: Natural capitalism : creating the next industrial revolution (Capitalismo Natural: criando a próxima revolução industrial)

Sobre: O livro revela como empresas globais podem ser altamente rentáveis e ambientalmente responsáveis, ao mesmo tempo.

Autor(es): Paul Hawken, Amory Lovins, L. Hunter Lovins

Faixa de preço: 20 a 30 reais

Ano: 2008

Páginas: 416

Fonte: 1

Clique aqui para comentar ( )