Inspirações

5 conceitos simples para um design inspirador

Quando estudamos design aprendemos quantas possibilidades temos para criar e comunicar algo. Design tem muito a ver com experiência, função, forma, estética e principalmente usabilidade. É observando todas essas novas práticas que aprendi como é importante utilizar estes conceitos para qualquer novo projeto e como eles trazem grandes resultados! Para inspirar você também, listei abaixo alguns dos conceitos que acredito serem muito importantes no planejamento e idealização de um projeto. Acredito que com estas dicas você vai pensar em caminhos alternativos e com muito mais significado para suas ideias e criações. Confira! :)

 

graphic design and web developer working on workplace. develop for website and application

 

1. Design não é apenas visual

O conceito sobre design vem se transformando ao longo dos anos. Atualmente temos clientes que exigem não apenas um layout bonitinho, mas principalmente um trabalho voltado para a experiência e interação envolvida por ele. Seja por exemplo, a velocidade de carregamento de um site, a função de um botão ou o caminho percorrido pelo usuário na página. Todos esses conceitos compreendem design. E o mais interessante nesse novo jeito de trabalhar design é que não precisamos ser propriamente um designer para se envolver nesse processo. Cada vez mais vemos desenvolvedores (front-end e back-end) pensando em soluções criativas voltadas para as inúmeras vertentes e possibilidades do design.

 

2. Vista a camisa do usuário

Enxergar na visão do usuário é primordial em um projeto. Porém por mais que este conceito esteja difundido, no início de um novo projeto alguns profissionais acabam não levando em conta a pesquisa sobre o usuário real. Vale questionar quem é o usuário, o que ele procura no site, qual o sentimento ao visitar e permanecer na página. Para quem tem acesso ao suporte e atendimento ao cliente, é importante acompanhar os feedbacks do usuário por lá. Converse com os clientes e trilhe a jornada da sua persona. Tenho certeza que ficará mais fácil criar diversos insights interessantes para conduzir o seu usuário para a melhor experiência possível.

 

3. Crie design para solucionar problemas

É verdade que o papel do design também se resume a criar soluções. Porém infelizmente as soluções não são tão óbvias ou simples quanto parecem. Por isso, é importante entender a dor da sua persona. Pensar sempre no processo inverso (o design thinking pode ser muito útil nesta etapa) para responder aos problemas e esquematizar melhores soluções. Pergunte-se, por exemplo, como fazer com que o usuário clique em um botão específico dentro do site e se determinada cor pode influenciar nesta ação. Se a resposta for sim, qual das opções de cores é a ideal? Neste processo muitas perguntas irão surgir e você pode propor diferentes soluções para um mesmo problema. É interesse que este processo seja contínuo! É ainda mais importante que você documente e teste cada uma destas mudanças para entender o que faz sentido ou não para experiência do usuário.

 

4. Tenha o hábito de esboçar ideias

Desenhar planos, fluxos e metas é super importante para construir um projeto de design. Muitas vezes, o primeiro esboço não será suficiente e novas ideias irão dar lugar às velhas. Isso é normal e muito saudável para o processo. Embora o hábito de esboçar conceitos pareça simples, esta é uma das melhores maneiras de comunicar os insights para seus colegas e parceiros. A vantagem de criar um esboço é que qualquer um pode se aventurar desenhando pequenas formas e traços e serem bem entendidos. Um layout ou mapa de um site, por exemplo, pode ser rapidamente ilustrado. Além de fácil, esta prática é econômica. Pessoas criativas estão sempre rabiscando e criando novas coisas, o papel e caneta na maioria das vezes é a melhor companheira de criação.

 

5. Mantenha um lugarzinho para inspirações

Manter uma pasta com diversas fotos, vídeos e tutoriais é uma ótima opção para incentivar o lado criativo. Essas inspirações podem ser úteis para algum projeto futuro, não é mesmo? Mas acredito que a melhor parte de ter uma pasta de inspirações é o estímulo em buscar sempre novas ideias e criar uma mente crítica observando diversos caminhos e soluções diferentes.

Você tem algum tópico interessante para acrescentar na lista? Compartilhe conosco suas referências de design criativos e inspiradores! :)

Clique aqui para comentar ( )