capa-profissionais-mkt
Design

5 profissionais de marketing digital que todo designer deveria conhecer

Que o marketing é uma das áreas mais importantes de um negócio, todo mundo sabe. Quando um profissional de marketing faz seu trabalho bem, a chance de sucesso é incrível. E por conta desses resultados espantosos que foram alçados pelos profissionais de marketing digital, esses profissionais estão sendo re-descobertos pela indústria e ganhando cada vez mais espaço nas corporações.

E não é novidade para ninguém que a internet foi um divisor de águas para nós profissionais da comunicação. Nesse contexto, o marketing foi umas das áreas que sofreu uma profunda revolução, em método, forma e conteúdo.

Essa evolução é (quase) como uma metáfora, que acompanha a evolução desse veículo, que nos agraciou com gigantes como Google, Facebook e Amazon.

Com a evolução dos sistemas de informação, a forma de se comunicar e vender precisou evoluir também e algumas pessoas, são capazes de perceber pequenas mudanças que podem ocorrer antes mesmo de ocorrem. É simples, imagina como deveria ter sido vender por e-mail marketing em 1997? Pois é, o mundo não tinha 7 bilhões de pessoas, desses 46% estão conectados na internet.

Essas pessoas hoje são aqueles profissionais diferenciados, considerados por muitos como visionários, que conseguem ver através de tendências e passam a ser inovadores (de alguma forma) para o setor de comunicação e marketing.

Selecionei seis desses profissionais de marketing que acredito que devem estar entre as grandes referências de negócio para qualquer um de nós.

1. Neil Patel

neil patel 6 profissionais de marketing que você precisa conhecer

Neil Patel é simplesmente um dos profissionais de marketing mais “quentes” do momento, quando falamos em marketing. Responsável pelo crescimento assombroso de diversas empresas, é também co-fundador de algumas empresas multimilionárias, como Crazyegg, Hellobar e KISSmetrics.

Ele considerado por veículos – The Wall Street Journal e Forbes – como um dos mais influentes profissionais de marketing na web e pela Entrepreneur Magazine como uma das 100 empresas mais brilhantes do mundo. Além disso, Neil já foi reconhecido como um dos 100 empreendedores com menos de 30 anos, mais influentes do mundo.

Neil Patel é um intrépido criador de conteúdo, seus artigos são densos e completos, com um nível de valor absurdo; muitas vezes vale mais do que um curso ou treinamento. Seus conteúdos seguem uma de suas principais prerrogativas: o superfornecimento (overdelivery).

Neil conseguiu mostrar a qualidade de análise e dedicação que um profissional de marketing moderno pode ter, para se desenvolver com eficiência.

 

2. Gary Vaynerchuck

gary vaynerchuk 5 profissionais de marketing que você precisa conhecer

Para mim Gary é um dos profissionais de marketing moderno mais geniais do mercado de comunicação. Suas habilidades são confirmadas pela capacidade de construir negócios rentáveis e trabalhar (muito) implacavelmente.

Como um bom profissional de marketing que abraçou as novas técnicas eficientes de se fazer marketing, Gary é um ávido produtor de conteúdo. Diferente do Neil Patel, GaryVee – como gosta de se chamar – é fã do conteúdo visual através de vídeos e imagens. Seus artigos são todos baseado em seu conteúdo entregue via vídeo, seja em seu programa de perguntas e respostas Ask GaryVee Show ou de seu vlog, o DailyVee.

Fora isso Gary já publicou quatro livros: Crush it!, The Thank You Economy, Jab, jab, jab, Right Hook e o Ask GaryVee. Particularmente, já pude ler o Jab,jab,jab, Right Hook e foi simplesmente um grande direcionador para mim. Sua metodologia e estratégia para social media estão descritas nesse livro, com estudos de caso e exemplos práticos do que funciona e funcionou nas redes sociais mais importantes do mercado.

Gary além de entender bastante de marketing, é um empreendedor com visão diferenciada para a tecnologia e também para pessoas. Começou sua carreira despontando o e-commerce da loja de vinhos herdada de seu pai, logo que alcançou o sucesso através de seu conteúdo no YouTube, lançou sua agência de social media. Atualmente a VaynerMedia é uma das agências mais “quentes” do mercado americano.

Você pode encontrar o conteúdo do Gary aqui, aqui e aqui.

3. Guy Kawasaki

5 profissionais de marketing que você precisa conhecer Guy Kawasaki

Guy Kawasaki é um dos profissionais de marketing mais conhecido, talvez entre os profissionais de marketing moderno que seja mais conhecido no mundo. Extremamente ativo nas redes sociais, Guy possui um diferencial aos demais, não é um produtor de conteúdo.

Seu grande ponto de vantagem está na excelente forma com que faz a curadoria de conteúdo de terceiros.

Guy já foi Chief Evangelist da Apple, atuando nos anos dourados da empresa, ajudando a construir a marca que é hoje mundo a fora. Sua reputação o precede não apenas como profissional de marketing, mas pelo seu entendimento de gestão empresarial. Guy atualmente é o Chief Evangelist de Canva – uma ferramenta de design gráfico – embaixador da marca Mercedes Benz nos Estados Unidos e também professor universitário.

Entre todas as suas ocupações Guy encontra uma forma diferente para divulgar seu conteúdo, os livros. É autor de títulos como a Arte do Começo, Encantamento: A arte de modificar corações e mentes, The Art of Social (ainda sem tradução) e outros nove títulos.

4. Simon Sinek

5 profissionais de marketing que você precisa conhecer

Simon Sinek é um cara diferente, ele não trata exatamente do marketing em si, mas sim de pessoas. Sim, pessoas, como se desenvolver como um líder e ser inspirador para pessoas e consequentemente para outros negócios.

Conhecer seu propósito, segunda Sinek, ajuda a melhorar a sua forma de se comunicar e assim “vender” seus ideias de forma inspiradora e fazer com que terceiros comprem suas ideias de forma simples.

Sinek é o idealizador do Círculo de Ouro, autor de dois livros (ainda sem tradução no Brasil) Start With Why e Leaders Eat Last.

5. Seth Godin

5 profissionais de marketing que você precisa conhecer

Seth Godin é o grande autor sobre marketing moderno que conheço. Quase todas as figuras que falei acima, respeitam Godin.

Diferente de quase todos os demais, Godin não é produtor de conteúdo volumoso. Seus artigos de seu blog são curtos, não produz vídeos de cunho próprio e muito menos eventos na pegada de mastermind. Veja como é um post padrão dele:

5 profissionais de marketing que você precisa conhecer

Seth é um dos poucos profissionais que consegue ser conciso com pouquissímas palavras, passar um nível inacreditável de informações dessa forma. Além disso, Godin é autor de diversos livros como o Permission Marketing, Sundae de Almôndegas, Quebre as Regras e Reinvente, além de outros diversos.

Acompanhe nesse vídeo como Seth resume como o novo marketing está mudando a dinâmica do mundo.

Conclusão

Para sermos ótimos líderes e inspirarmos ações boas em nossas equipes, precisamos aprender com quem é referência (pelo menos para alguém).

Quando ampliamos nossa biblioteca de referências, assim conseguimos construir partes importantes de um discurso coerente e assim conseguir ferramentas mais completas para conquistar novos clientes.

Quais são as referências que vocês possuem em sua vida profissional? Quem inspira ações positivas em você? Responda nos comentários abaixo, queremos saber mais.

Clique aqui para comentar ( )