Design

5 Projetos que todo criativo precisa conhecer

Sabe aquela iniciativa bem legal e que tem um potencial enorme para ajudar outras pessoas? Pois então, hoje vou falar de alguns destes projetos e mostrar que vale a pena acompanhar todos eles.

1. Amarelo Criativo

amarelo-criativo

Eu sempre quis ser youtuber, mas enquanto este dia não chega eu apenas acompanho quem faz o serviço, e muito bem feito diga-se de passagem, de expor ideias e colocar no ar conteúdos incríveis sobre o dia a dia de um designer.

O Amarelo Criativo é um veículo online fundado em 2011 com o objetivo de falar com designers e profissionais de comunicação. Com uma linguagem mais divertida, direta e eficaz, o Amarelo Criativo renovou a maneira de divulgar a profissão de designer gráfico lançando a web série “Diário dum designer”, apresentado pela Thalita Lefèr. Aqui você vai assistir vídeos sobre design, comunicação, ilustração e muito mais.

A fanpage é um dos principais meios de divulgação do projeto, variando entre tirinhas e conteúdo relevante em suas postagens. Ao acessar o canal no youtube você nem percebe o tempo passar enquanto assiste os vídeos. Então, corre lá pra ver.

Acesse em:

Facebook

Youtube

2. Jovens Planners

jovens-planners

O Jovens Planners é uma iniciativa de Juliana Matheus e Verônica Merege, com apoio do Grupo de Planejamento, e promove uma discussão bem legal para quem é publicitário, está iniciando sua carreira e deseja ser planejador.

Quando as duas fundadoras cursaram o Bootcamp de Planejamento (Miami Ad School / ESPM), sempre discutiam como seria legal ter também a visão de “gente como a gente” sobre a área, do pessoal com pouco tempo de carreira.

E então surgiu a ideia para o Jovens Planners com a intenção de criar um espaço dedicado aos novos planejadores publicitários para que eles compartilhem e consultem conhecimento – o que eles estão fazendo de bom? O que eles vem aprendendo? Quais suas angústias? Quais são seus sucessos? O que aprenderam com seus fracassos? A que fontes de conhecimento recorreram?

Com o apoio de grandes nomes como Marcia Aguirre, diretora de planejamento da Talent e coordenadora do Bootcamp, e Ken Fujioka, VP de Planejamento da Loducca e atual presidente do Grupo de Planejamento, Juliana e Verônica colocaram o projeto em prática através da plataforma Medium, pois a mesma é intuitiva, altamente customizável e prática, já que os updates são todos enviados para o e-mail dos seguidores. Depois foi a hora de ativar o Facebook para quem quisesse acompanhar por lá as atualizações.

Sabe o que eu mais gosto nesta ideia? O fato de que alguém foi lá e fez. Primeiramente eu sempre digo que sou um apaixonado por estratégias, e em segundo lugar, admiro muito pessoas com atitude. O Jovens Planners coloca em pauta três das principais características para um bom profissional em planejamento estratégico, que na minha humilde opinião são: atitude, proatividade e o foco em pessoas. Se você gosta de estratégia e está começando sua carreira, não perca tempo e conheça o projeto.

Acesse em:

Facebook

Medium

3. UP Universitário Publicitário

up-universitario-publicitario

Assim como o Amarelo Criativo, o UP Universitário Publicitário é um vlog que aborda o tema da publicidade e o universo criativo. A galera por trás do projeto são os publicitários Marcos Souza e Juliana Hermes (apresentadores), e na equipe técnica estão Laura Catarina, Glauce Magom e Eliziane Passos (peguei os dados através de um dos vídeos rs).

Eles começaram o projeto faz pouco tempo e sempre que acesso o canal é bem legal ver a evolução. Agora eles tem um cenário novo, mais assinantes e um conteúdo muito legal pra quem está estudando, ou que ainda tem dúvidas se vai fazer publicidade.

Minha intuição me diz que o canal vai crescer e trazer muita coisa boa.

Acessem em:

Facebook

Youtube

Site

4. Adote um Briefing

adote-um-briefing

Uma ideia no mínimo sensacional. O Adote um Briefing é uma iniciativa criada para fazer a ponte entre empresas de comunicação, como agências de publicidade e escritórios de design, e entidades assistenciais. A missão do projeto é fazer da criatividade um instrumento de melhoria social e como valores a generosidade, a iniciativa e o talento.

Eu não sei o que uma agência pode fazer por um projeto adotado, o que eu sei é que esta ideia trouxe uma luzinha para as instituições que não podem pagar por uma campanha ou por um job. Quer um exemplo? Clica aqui e veja o que a agência Filadélfia criou para a ONG Adus, que trabalha pela reintegração dos refugiados na nossa sociedade.

O mais interessante é saber que a agência é de Minas e a ONG de Sampa. O Adote um Briefing foi a ponte que permitiu isso tudo ser possível. Tragam um Oscar pra essa galera, afinal, fazer a diferença é tudo.

Acesse em:

Facebook

Site

5. [  ??? ]

dream

Este último projeto ainda não existe, sabe o porquê? É porque você ainda não tirou aquela sua ideia do papel ou se permitiu sair da zona de conforto e compartilhar o que você sabe fazer de melhor. O nosso problema é a falta de execução e a falta de proatividade. Quer ser alguém na vida? Não precisa invetar a roda, basta fazer ela girar de um jeito diferente. Não dê desculpas, esse é o pior erro de alguém.

Se você tem algum projeto, coloca aí nos comentários. Quem sabe esta não é a chance de achar um parceiro para colocar sua ideia pra frente?

Espero que tenham gostado. Abraço. ;)

Clique aqui para comentar ( )