Inspirações

5 TED Talks de designers para designers

TED é o acrônimo para Tecnologia, Entretenimento e Design. Tratam-se de conferências que desde 1990 tem encantado o mundo todo e que tem um objetivo simples: espalhar boas ideias. Realizadas por uma organização norte-americana, seus eventos já se multiplicaram em diversos países, ganharam versões independentes (TEDx) e seus vídeos tem numerosos acessos.

Gaste alguns minutos do fim-de-ano assistindo cases de sucesso e histórias incríveis ligadas ao Design, escolhidas especialmente para renovar suas esperanças e te inspirar a começar 2014 com a cabeça cheia de ideias.  Afinal, todo o bom designer tem uma boa ideia a ser espalhada. Veja abaixo algumas grandes figuras do Design que espalharam as suas em palestras TED:

Tim Brown

Temas tratados: Impacto do Design, Design centrado no ser humano, protótipos, metodologia do design, exemplos de projetos com novas abordagens.

Trecho significativo: “Eu gostaria de acreditar que a metodologia do design pode fazer a diferença, que ela pode ajudar a criar novas ideias e novas inovações, além dos últimos lançamentos da High Street (rua de comércio).”

Duração: 16:50

Visualizações no TED.com: 581,632

Paula Scher

Temas tratados: Helvetica, Design Gráfico, Identidade Visual, Citibank, Teatro Público de NY, Arquitetura, Sinalização, Tipografia.

Trecho significativo: “Design solene é geralmente importante e muito eficaz. Também é socialmente correto e é aceito por públicos apropriados. (…) Design sério, brincadeira séria, é outra coisa.”

Duração: 21:52

Visualizações no TED.com: 307,810

 David Kelley

Temas tratados: Confiança criativa, fobia, “domínio guiado”, d.School, ressonância infantil.

Trecho significativo: “Seria realmente ótimo se vocês não deixassem as pessoas dividirem o mundo entre os criativos e os não criativos, como se fosse um dom dado por Deus, para termos pessoas percebendo que elas são naturalmente criativas.”

Duração: 11:43

Visualizações no TED.com: 1,342,168

Yves Behar

Temas tratados: processos de criação, valor agregado e apresentação de cases (fone de ouvido Jawbone, lâmpada Leaf, NYC Condon e Laptop XO do projeto One Laptop Per Child).

Trecho significativo: “A publicidade é o preço que as empresas pagam por não serem originais.”

Duração: 17:43

Visualizações no TED.com: 504,755

Jacek Utko

Temas tratados: Design de jornais, diagramação, redesign, estratégia, “Capas do ano”.

Trecho significativo: “Meus chefes, no início, ficaram muito surpresos. Por que eu fazia essas perguntas de negócios em vez de apenas mostrar páginas? Mas logo eles perceberam o novo papel do designer: estar no processo do início ao fim.”

Duração: 06:08

Visualizações no site TED.com: 705,355

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6

Clique aqui para comentar ( )