mapping-box
Publi e MKT

6 incríveis video mappings

O video mapping, ou projeção mapeada, é uma nova linguagem gráfica em que através da luz, da projeção, qualquer superfície torna-se uma mídia. Presente há algum tempo em grandes eventos e show,  video mapping tem ganhado cada vez mais adeptos e se tornado cada dia mais surpreendente.

O que é?

Trata-se de uma projeção numa superfície irregular. Ao contrário de uma tela de cinema que é plana, na projeção mapeada o diferencial é justamente a necessidade de “mapear”. Programa-se como a projeção vai ser feita naquela forma irregular. Através da utilização de um software especializado os objetos de duas ou três dimensões são formados virtualmente, a partir dessas informações o software interage com um projetor para adaptar qualquer imagem à superfície do objeto escolhido. Com isso, o designer consegue criar um mundo virtual totalmente novo através da reconstrução do espaço real, ou melhor, da ilusão visual dessa reconstrução. Objetos estáticos ganham movimento, profundidade, interação.

Alguma dessas projeções são grandes obras de arte, espetáculos únicos e criam narrativas audiovisuais através da combinação da imagem projetada e com o som.

Como surgiu?

Embora o termo projeção mapeada seja relativamente novo, a técnica remonta ao final dos anos 1960, onde era conhecido como mapeamento de vídeo, realidade aumentada espacial, ou shader lamps. Um dos primeiros famosos usosde projeções em objetos 3D foi lançado em 1969, quando foi inaugurada a Mansão Mal Assombrada na Disney. Na casa, falsas cabeças decepadas recebiam a projeção de um filme de 16mm para que parecessem animadas. Hoje em dia, muitas pessoas recriam esses fantasmas como decoração para o Halloween. Com o passar dos anos, essas técnicas foram sendo aprimoradas com o lançamento de softwares que possibilitam a computação de dados nos três eixos xyz e a simulação desses ambientes com maior precisão e dinamismo.

1. Box – The Creators Project

Em 2013, um mini-documentário criado pelo estúdio americano de design e engenharia Bot & Dolly surpreendeu pela inovação ao exibir como são  as infinitas as possibilidades de interação entre robôs, humanos e telas dinâmicas com projeção. O projeto Box explorou uma síntese do espaço real e digital através do mapeamento das superfícies. Segundo o próprio escritório, a obra é tanto uma performance artística quanto uma demonstração técnica.

2. Vienna Now or Never – Londres

Em um prédio no centro de Londres, foi realizada a projeção 3D chamada “Vienna Agora ou nunca. A fachada do edifício se transformou num grande espetáculo sobre a cultura e as atrações de Viena. Uma maneira muito especial de convencer os londrinos a visitarem a cidade.


 3. ACDC Vs Iron Man 2 – Inglaterra

Dessa vez foi o Castelo Rochester, na Inglaterra, o palco dessa projeção também publicitária. O coletivo Seeper, para divulgar o lançamento do filme Iron Man 2, realizou essa super projeção com trilha da banda australiana ACDC.

 

4. Ralph Lauren 4D Experience

Mais uma ação publicitária-artística numa integração entre tecnologia, moda e arte. Em comemoração aos 10 anos do e-commerce ralphlauren.com e ao lançamento do site no Reino Unido, a empresa realizou projeções mapeadas na fachada das lojas de Nova York e Londres. É surpreendente como a estrutura dos prédios parece móvel e real mas ao mesmo tempo deixa de existir sobre nossos olhos.

5. Jumpman: Melo Explosive Flight BTS

Essa projeção é simplesmente incrível porque foi feita no rio Hudson e a superfície de projeção nada mais é do que splash de água e o Pier 54 e 57 de cenário. O efeito alcançado é impressionante. Realizada pelo Coletivo Klip a pedido da Nike que queria uma divulgação singular do tênis Jordan Melo M8. Além da dificuldade de criar a projeção, nessa ação o desafio maior era manter a sincronia.

6. Energia na Lapa

É claro que no Brasil também temos incríveis projeções. Uma das minhas favoritas é a que aconteceu, em um evento promovido pela Eletrobrás em comemoração de seus 50 anos, nos arcos da Lapa. O espaço projetado para utilização de toda a infra-estrutura contou com as dimensões de 15 metros de largura por 8 metros de altura.

Referências

http://en.wikipedia.org/wiki/Projection_mapping

Clique aqui para comentar ( )