Inspirações

7 ideias valiosas para reutilizar objetos na decoração

Se o consumo desenfreado não é o seu forte e você prefere apostar em objetos alternativos quando o assunto é escolher o que irá compor a decoração da sua casa, nossas 7 dicas de peças criativas podem te dar uma grande ajuda nessa tarefa agradável de ambientar o lar. A palavra de ordem é reaproveitar! O resultado, como você irá ver, não deixa a desejar em estilo e charme.

Escada e caixotes de madeira reutilizados no lavabo

01 - Escada e caixotes de madeira reutilizados no lavabo

Às vezes desgastados pela ação do tempo, alguns objetos acabam perdendo eficiência em sua função principal e são substituídos. Este é o caso da escada de madeira, que pode não servir mais para seu uso comum mas ainda pode cumprir funções mais básicas como a de apoio, exemplificada no ambiente da foto acima. Junto a ela, um caixote de madeira antigo faz o papel de nicho e guarda itens necessários no lavabo, para que fiquem sempre à mão.

Expositores feitos de cabide de metal

02 - Expositores feitos de cabides de metal

Paredes sem graça têm inúmeras soluções, e as melhores são quando é possível aliar estilo e ideias criativas. Para quem quer fazer da sua parede um espaço para expor fotos ou gravuras, por exemplo, uma dica é usar os cabides que você já tem em casa e assim montar sua exposição particular com muito charme.

Luminária pendente feita com pregadores de roupa

03 - Luminária pendente feita de pregadores de roupa (Crea-re Studio)

Pra quem possui habilidades manuais mais apuradas, vale a pena investir na produção da sua própria peça de material reutilizado. A foto acima traz um exemplo super inteligente de luminária feita com os tão conhecidos pregadores de roupa, itens bem baratos e fáceis de encontrar. Basta ser criativo, empregar um pouco do seu tempo e caprichar na decoração de casa!

Banquinho de pés sortidos e reutilizados

04 - Banquinho de pés sortidos e reutilizados

Mesmo os móveis feitos para durar bastante tempo podem apresentar problemas por algum motivo. No caso de mesas, poltronas, banquinhos e cadeiras, os pés são os principais alvos da ação do tempo ou do mau uso, e acabam quebrando. Quando algo assim ocorre, você pode ir pelo caminho mais rápido e descartar a peça – mesmo sabendo do possível problema ambiental que estará causando – ou então exercitar sua criatividade e aproveitar os materiais que tem à mão. Como exemplo da segunda solução, o banquinho da foto foi feito com diferentes pés e o resultado deu uma cara divertida ao móvel.

Pallets com vidro servindo de mesa de centro da sala de estar

05 - Pallets com vidro servindo de mesa de centro da sala de estar

Os conhecidos pallets são tão versáteis que ficam mais interessantes a cada ideia criativa na forma de trabalhá-los. Na sala de estar da foto, eles são utilizados envernizados, com rodízio e uma placa de vidro, servindo de mesa de centro. Esse material também oferece muitas possibilidades e pode ser pintado, cortado e transformado em outros móveis como tablados para sofás e camas, mesas laterais e painéis.

Revisteiro vermelho feito com pneu

06 - Revisteiro vermelho feito com pneu

Pneus velhos podem ser um problema, mas nas mãos de pessoas criativas eles viram matéria-prima para grandes ideias. Na foto, um deles foi cortado e pintado para virar um prático e atraente revisteiro. Não ficou surpreendente?

Estante feita de caixotes de madeira

07 - Estante feita de caixotes de feira

Comuns às feiras, os caixotes de plástico e madeira ganharam também os lares como objetos de decoração descolados. Mas mais do que um indicativo de modernidade e bom gosto, reaproveitar esses objetos é também contribuir para a continuidade de uma peça que iria para o lixo, mesmo cheia de potencial. Na cozinha da foto, vários caixotes de madeira pintados de verde foram parafusados e chumbados na parede para formar uma bela e prática estante.

Escrito por Mariany Carvalho

Mais inspiração nos links: 01 | 02 | 03 | 04 | 05

Clique aqui para comentar ( )