Inspirações

7 passos para ser Criativo

Olá pessoal! Você já parou pra pensar que estamos sempre qualificando as pessoas? “Ah, como você é bonita!”, “Você é um gênio!”, “Você é muito inteligente”… mas e você mesmo? Já pensou “Eu sou inteligente!” ou “Que genial!”. Hoje gostaria de falar de uma característica que geralmente usamos, mas poucas vezes acreditamos que somos. Você se considera Criativo? Alguns dirão que sim, outros  não. Garanto que com certeza você já desejou ser.

foto 1

Hoje o mundo é movido pela criatividade, seja na hora de entrar no mercado de trabalho, fazer um presente manual ou o modo como ornamentamos a casa. Entretanto engano nosso é pensar que a criatividade só se revela em meio extraordinário ou  que seja possível notar, como um prédio no centro da cidade. Na verdade, você pode ser criativo no modo como escreve, em como combina suas roupas,  a armação de óculos que usa, como fecha um negócio. Na verdade, acredito que todos tem um lado criativo, porém alguns fazem mais uso. Estamos tão acostumados a rotular as palavras que ignoramos seus reais significados, é o que percebo com a palavra Criativo!

Segundo o Dicionário Aurélio Criativo é:

 Aquele que é capaz de criar, de inventar, de imaginar qualquer coisa de novo, de original, que manifesta criatividade. Que favorece a criação. (Etm. do latim: creatus; criar + tivo) 

Pensando dessa forma, sim, todos somos capazes de criar algo.

Gostaria de pontuar 7 passos para ser criativo:

  1. Seja Paciente: as coisas não surgem do nada e muito menos em meio a uma tempestade. É necessário, calma para alcançarmos nossos objetivos, calma para desenvolver ideias, projetos. Com mente e corpo tranquilo é possível produzir melhor. tranquilidade_e_produtividade
  2. Observe: Note, perceba, contemple, admire. A visão é um dos instrumentos que nos dão inspiração, observar a vida, os objetos ao redor, além de ampliar seu conhecimento de mundo, torna sua mente fértil para raciocinar.
  3. Anote: Muitas vezes no dia-a-dia, enquanto fazemos algo, surge aquele brainstorm (tempestade de ideia), nessa hora tenha papel e caneta, pode até ser algo que no momento não vá acontecer, mas anotar lhe permite não esquecer e quem sabe até pensar no assunto depois.  cerebro
  4. Seja curioso: é interessante pensar nas crianças, em seu período de descobertas, querem experimentar os sabores, perguntam, tocam os animais e insetos estranhos… estão conhecendo. Ao crescer esse aspecto em parte é perdido, tendo em vista que já conhecemos muito mais do que naquele tempo, entretanto, há sempre algo a descobrir, a questionar, conhecer. Imaginação-E-Criatividade
  5. Arrisque: A nossa vida é como um campo de treinos, estamos sempre tentando melhorar, e por que não treinar a criatividade? Aproveite seus relacionamentos, seu escritório, seu caderno, sua agenda, sua família, faça algo diferente.
  6. Seja Solícito: pode ser que nos pequenos atos e auxílio a alguém, você desenvolva um empreendimento ou pense em como fazer aquilo melhor. Além de fazer bem para outra pessoa, faz bem para você mesmo. Traz inspiração ajudar o próximo!
  7. Aprecie a conclusão, tenha orgulho de você mesmo!131

Se você já se considera criativo, continue nessa jornada de criatividade. Caso não se considere ainda, abra seus olhos, dê uma chance a você mesmo para se descobrir. Não se compare a outras pessoas, ser original é o segredo! Inspire sua mente!

:)


Clique aqui para comentar ( )