Fotolia

7 Premiações para criativos

Olá pessoas,
hoje estaremos falando sobre premiações que nós (Criativos) podemos participar e concorrer. Quem não gostaria de ganhar um prêmio de designe alavancar o currículo?! Afinal, um prêmio amplia sua reputação no mercado. Algumas premiações são tão renomadas que potenciais empregadores ficam de olho nas listas de vencedores. Vamos conferir quais prêmios podem ser alcançados por nós.

Winners Podium
Créditos: Fotolia da Adobe

#01 – PRÊMIO TOK&STOK DE DESIGN UNIVERSITÁRIO

A Premiação da Tok&Stok, desde 2006, desafia estudantes de design de produto de todo o Brasil a criar um móvel com base em um tema. A participação é individual e o candidato pode apresentar até 2 projetos. Para participar, a instituição de ensino do candidato deve estar cadastrada na premiação.

#02 – PRÊMIO JABUTI

Com mais de 50 anos de história, o Prêmio Jabuti premia o que há de melhor no mercado editorial brasileiro. Apresenta categorias como “Melhor ilustração” e “Melhor Projeto Gráfico” para livros editados entre um período e outro. Acesse o site para conferir o regulamento e inscrições.

#03 – PRÊMIO DESIGN MCB

Uma das mais renomadas premiações brasileiras, recebe inscrições de trabalhos ligados a design de produto, como mobiliário e utensílios, e também de produções teóricas voltadas ao design gráfico. Os melhores trabalhos irão compor uma exposição do Museu da Casa Brasileira.

#04 – ADOBE DESIGN ACHIEVEMENT AWARDS

O ADAA (como é normalmente chamado) se transformou em uma premiação de excelência e uma forma de estudantes e récem-formados serem conhecidos. Para participar da premiação, você deve, é claro, usar os softwares da Adobe.

#05 – ONE SHOW

Promovido pelo The One Club, o One Show é uma premiação internacional que prestigia o melhor da produção de publicidade e design por profissionais renomados. Também possui uma versão para estudantes, a Young Ones.

#06 – BIENAL IBERO-AMERICANA DE DESIGN

Organizada pela Central de Design e pela Associação de Designers de Madri, ambas na Espanha, a cada dois anos celebra e premia o melhor do design produzido em países como Brasil e Venezuela. Segundo o manifesto do evento, a ideia é expor e valorizar os trabalhos de países da Ibero-América.

#07 – D&AD AWARDS

Receber um Pencil da D&AD é sinal de uma carreira promissora. Com uma edição estudantil e outra profissional, qualquer pessoa do mundo todo pode participar. Leia o regulamento para ver as categorias disponíveis – ou, no caso de estudantes, faça download dos briefings que a organização disponibiliza.

– Mas, com tanta competição e gente boa por aí, o que posso fazer para me sair bem na competição?

 

#01 – Competição certa: Existem diversas premiações com características diferentes. Não compensa se inscrever em todas, já que para aumentar suas chances de vencer você precisa fazer a escolha certa. Foque em premiações relevantes para o seu perfil. Se seu trabalho segue uma linha mais impressa, não insista em premiações de design digital

#02 – Leia o regulamento: Conheça as regras antes de enviar seu trabalho. Fique atento à taxa de inscrição, às formas e prazo de envio e às datas de divulgação de resultado. Há premiações com briefing a ser desenvolvido, enquanto as outras aceitam só trabalhos feitos a clientes.

#03 – Procure outros vencedores: Você só tem a ganhar quando reserva um tempo para olhar os trabalhos de vencedores em edições passadas. Veja qual era o tema, analise as características que renderam um prêmio – o trabalho era inovador ou comercialmente bem-sucedido? – e leia o relatório feito pelos jurados.

#04 – Escolha perfeita: Suas chances de ganhar aumentam quando você apresenta o melhor de seu trabalho. Da mesma forma com que tratava seu portfólio, invista esforços na apresentação de seu trabalho: impressões de baixa qualidade e falhas em um logo sugerem que faltou dedicação de sua parte e não o ajudarão a convencer os juízes da qualidade de seu trabalho.

#05 – Conheça os jurados: Não há uma fórmula para agradar o corpo de jurados, mas entender como os prêmios serão julgados dá uma ideia do processo, por isso veja quais serão os critérios adotados. Pesquise o currículo dos juízes que participarão. Quanto mais informações você tiver, melhor.

#06 – Pense grande: Não se restrinja a participar apenas de premiações realizadas em seu país: use a internet para descobrir o que está acontecendo no mercado de design no resto do mundo, e participe também. Existem premiações em todos os continentes, o que é uma maneira de ganhar visibilidade global.

Bem pessoas, espero que esse artigo tenha servido para vocês. Achou o assunto interessante? Tem algo a acrescentar? Fala aí nos comentários. ;)

*Parte desse conteúdo veio daqui.

Créditos das imagens: Fotolia da Adobe

Abraços! ;)

Clique aqui para comentar ( )