Inspirações

O curso de comunicação é para mim?

Cursar uma faculdade é um passo importante na vida dos jovens e adultos que buscam novos conhecimentos. Ter uma expectativa sobre um determinado curso é normal, mas o ruim é quando vem a decepção e percebe que fez uma escolha errada.

É comum encontrar estudantes que dizem “escolhi publicidade porque não tem matemática” ou “não sabia o que fazer e escolhi esse curso”, mas quando chegam na faculdade percebe que não é nada de vida boa e sim muito estudo, planejamento, análise e matemática (espera chegar mídia e estatística).

Ingressar no ensino superior é uma decisão que vai definir o futuro profissional e como boa parte da nossa vida passamos trabalhando, nada melhor do que fazer algo que nos agrade. Abaixo apresento algumas dicas de como analisar se o curso da área de comunicação ou criação é para você:

Vá até uma agência

Se você nunca teve contato com uma agência de publicidade ou estúdio de designers, entre em contato com uma e comente que tem interesse de saber mais sobre a área. Passe um dia acompanhando o trabalho ou apenas converse com um profissional, você vai conhecer mais sobre a profissão, o mercado e um pouco como é o dia a dia.

Aqui vale ressaltar um detalhe, não aceite como absoluto a opinião do profissional, algumas vezes ele tem uma visão pessimista sobre o mercado ou não teve sucesso em algo por algum motivo. 

Pesquise mais

Existem sites e blogs que são especializados em fornecer informações sobre vários cursos e teste vocacional. Separe um tempo para pesquisar, ver vídeos sobre a área e fazer o teste.

Dê uma olhada na grade curricular e entenda que nem todas as matérias vão te agradar, mas isso faz parte do todo do curso. Conheço pessoas que por amarem fotografia, escolheram o curso de PP e depois não gostaram e trancaram, a fotografia é algo que faz parte da profissão, mas não é o principal.

Estude antes

Fazer um curso profissionalizante com pouco tempo de duração vai te ajudar a ter uma noção se é isso que quer seguir, por ser uma versão resumida da faculdade, a pessoa tem noção de como é e muitas vezes já descarta a ideia nessa fase.

Se você quer seguir uma carreira de designer, procure um curso de edição gráfica, desenho ou algo relacionado. Um gostinho da profissão terá e se gostar, vai ter a experiência das ferramentas e algumas noções quando ingressar na universidade.

Caso tiver outras maneiras de conhecer a área que tem interesse, vá em frente e não se acanhe, pois, o sucesso só depende de você.

Mas depois de fazer tudo isso, entrar na faculdade e perceber que não é isso que deseja, pense bem antes de desistir, alguns motivos podem influenciar nessa decisão:

Não consegue se adaptar na turma. (Que tal puxar assunto com alguém ou ser mais sociável?)

As matérias não são como você esperava. (Existe professor que tem o conhecimento, mas não possui didática. Não desista por causa disso, se é o seu sonho seguir essa carreira, vá estudar por fora – existem muitos cursos online que são ótimos.)

O reconhecimento demora para vir. (Optar por um curso que envolve a criatividade não é algo fácil, pois a barreira é você mesmo. Procure estudar mais e participar de projetos. O reconhecimento é resultado do seu esforço.)

Essa faculdade é péssima. (É uma maravilha estudar em um lugar que tem os melhores professores e equipamentos, mas nem todos têm condições de frequentar um local assim. Aproveite a universidade que você está para fazer o melhor, não despreze e não se sinta inferior.)

O curso não é para mim. (Às vezes é uma questão de tempo para se adaptar ao curso, quando entramos na faculdade tudo é novo e estranho ao mesmo tempo. Deixe a poeira abaixar e analise se quer desistir ou não. Experiência própria, depois de fazer todas as pesquisas que citei anteriormente, demorei cerca de nove meses para sentir que estava no curso certo.)

Porém depois de tudo isso perceber que não é o que você esperava, tenha a decisão de desistir e começar algo que realmente goste. Mas se notar que é a profissão que quer seguir, agarre com toda a força a oportunidade e faça o melhor.

 

Clique aqui para comentar ( )