capa09
Artes

A direção de arte singular de Bakemonogatari

Bakemonogatari participa da Monogatari Series, que é uma série animada japonesa criada por Nishio Ishin, ilustrada pelo desenhista taiwanês Vofan, dirigida por Akiyuki Shinbo e desenvolvida pelo estúdio de animação Shaft. É uma série (com muitos insertcuts de texto e collages, com muitas referências a outros animes, diálogos cortantes e imprescindíveis pro desenrolar da trama, enquadramentos cinematográficos e ainda conta com muita fanservice) que mescla o sobrenatural, o fantasioso, o surreal, com certas situações de comédia, beirando o nonsense.

Muitos fãs e críticos descrevem o anime como sendo único (tanto na narrativa quanto na composição visual), podendo agradar muitos, mas também causar estranhamento e aversão em outros. Aos que querem saber mais sobre o enredo, recomendo que leiam este artigo aqui (em português) e este aqui (está em inglês, mas vale a pena conferir pois aborda sobre as qualidades e os defeitos que a narrativa apresenta).

O anime têm um estilo diferenciado, um design único, todos que vêem a série têm uma admiração (profunda ou nem que seja superficial) pela composição visual e pelos acabamentos da animação. Com uma direção de arte impecável e muito inspiradora, o anime nos surpreende com uma paleta de cores poderosa (com muitos efeitos em degradê), enquadramentos que remetem o cinema (planos e ângulos cinematográficos são constantes) e nos brinda com uma série de estímulos sensoriais que beiram ao experimentalismo (os chamados insertcuts são muito usados, eles são ferramentas poderosas para a construção de algo mais abstrato, conceitual e experimental fornecendo-nos uma experiência singular).

São vários fatores interessantes que chamam a atenção na composição artística do anime, como por exemplo, têm certas cenas (insertcuts) em que o tridimensional (live-action) é mesclado com o bidimensional (animação). Outro ponto muito importante, é a iluminação e a disposição das sombras em locais estratégicos: tudo muito bem elaborado e esteticamente artístico, tudo para beneficiar o andamento da narrativa.

Só para terem uma pequena ideia, confiram um AMV que contêm algumas cenas rápidas da série animada:

 

Vejam abaixo alguns screenshots do anime, e inspirem-se com os cenários, os respectivos enquadramentos e cores:

 

 

Clique aqui para comentar ( )