Inspirações

A eficiência dos infográficos + 5 dicas para criar o seu

Se você quer explicar algo de forma sistemática e com uma boa carga visual, uma boa pedida pode ser explicar em um infográfico. É realmente muito legal poder em um mesmo projeto se valer dos mais diversos elementos do design (ilustrações, 3D, tipografia, etc). Não importa se é um infográfico animado ou estático. Poucas coisas são tão fascinantes quanto passear seus olhos e em todo momento receber informação.

Nesse post, além de uma galeria com referências, vamos ver 5 dicas que podem ser muito úteis na hora de criar o seu próprio projeto infográfico.

Inspire-se…

1) Pesquise, pesquise e pesquise mais

Se você vai se aventurar nesse vasto campo da infografia, prepare-se para investir muitas horas do seu tempo pesquisando e colhendo toda a informação possível a respeito do assunto a ser abordado.

2) Sinergia é tudo. Faça em equipe

Você pode ser realmente bom em alguma coisa, mas sempre tem alguém melhor. Junte o seu conhecimento com o de outras pessoas para ter uma visão diferenciada sobre o assunto. Isso ajuda a “pensar fora da caixa”.

3) O computador pode esperar

Tenho um professor que “exige” que todos os seu projetos sejam antes feitos no papel. Você pode até discordar da importância disso, mas em infografia essa é uma verdade absoluta. (Scodiero, você tem razão rsrsr).

4) Só coloque o que realmente for necessário

Quando você estiver fazendo o seu infográfico passará pela tentação de colocar todo quanto for possível. Nessa hora, muito cuidado para não colocar informações que podem ser repetitivas ou pouco relevantes para o assunto.

5) Tenha paciência

Em nossa área muitas vezes estamos fazendo as coisas pra ontem. Em infografia isso não funciona muito bem. Quando criar o seu, esteja atento para quando ver ele publicado não ter que pensar: “puxa, eu deveria ter colocado essa informação”.

Enfim, se você tem mais alguma dica, manda aí nos comentários!

Clique aqui para comentar ( )