Tecnologia

A evolução da tecnologia dos games e seu impacto no mercado

Com a inovação tecnológica crescendo, várias indústrias emergiram para se tornar uma parte integrante da nossa realidade. Como é o caso das indústrias de cinema, TV, rádio, games, entretenimento, comunicação, entre muitas outras. Desde o seu aparecimento, essas indústrias já sofreram várias modificações e estão em constante mudança e desenvolvimento.

Uma das indústrias que mais tem crescido e se desenvolvido nos últimos anos e que mudou por completo o panorama do entretenimento pessoal e profissional é a indústria dos games. Essa indústria vem se desenvolvendo de tal maneira que já fatura e movimenta mais dinheiro a nível global que a indústria do cinema. Também por isso, é interessante perceber como essa indústria começou e se desenvolveu.

Foi com o Atari e o ZX Spectrum que essa indústria surgiu e desde então vários marcos surgiram não apenas com os games mas com os consoles também com Super Nintendo, Sega Master System, Sega Mega Drive, Sega Saturn, Nintendo 64, Sega Dreamcast e as mais recentes e de maior sucesso a X-Box da Microsoft e a Sony PlayStation. Aqui o desenvolvimento é natural e gradual e correspondente aos avanços da tecnologia tal como nos computadores pessoais. Onde a grande mudança existe e de fato se torna notória é nos games produzidos desde o começo onde simples puzzles ou gráficos de 2 dimensões passaram para o 3D com um realismo que se confunde com a realidade em muitos casos. Games como Fifa, PES, NBA 2K, GTA, The Witcher 3, The Last of Us, Uncharted, Gran Turismo, etc. são a prova de que muitos dos seus gráficos já se equiparam a imagens reais ou que poderiam ser reais e alguns casos de mapas de cidades reais se torna cada vez mais complicado de perceber a diferença.

A adição de novas melhorias nos equipamentos e a criação de outros equipamentos específicos para esse fim fizeram com que essa indústria se tornasse imparável. Além dos próprios consoles, os televisores também se desenvolveram de forma considerável contribuindo e muito para esse processo e sensação de realismo. Primeiro com o aparecimento do LCD, seguido da tecnologia 3D e, mais recentemente, com os televisores 4K ou ultra HD que deixam as imagens ainda mais realistas. Outros equipamentos de auxílio aos games ou gamers também são muito importantes para a sensação de realismo onde consoles como o Wii foram os pioneiros de um sistema de interatividade diferente de tudo o que os consoles apresentavam até então.

É seguro dizer que, com todas essas evoluções e marcos, a indústria dos games se tornou uma das mais importantes e rentáveis do mundo e é algo que ainda se notará mais. O crescimento dos games nos celulares, a tecnologia wireless e a realidade virtual estão começando a ganhar a sua importância e investimentos consideráveis, o que tornará essa uma indústria incomparável e cada vez mais realista. Podemos apenas esperar para ficarmos fascinados com essa nova realidade.

Clique aqui para comentar ( )