vhils
Inspirações

A explosiva arte de Vhils

“Somos todos produtos do caos que nos rodeia”

Incluído como uma das personalidades de maior sucesso com menos de 30 anos pela revista Forbes, Vhils tem vindo a construir uma linguagem visual única, e muito própria, baseada em uma estética do vandalismo, resultante do seu background na pintura e no graffiti.

Com ferramentas e técnicas nada convencionais, ele trabalha na retirada das camadas superficiais de paredes e outros suportes para a criação de imagens repletas de simbolismo centradas na relação entre as pessoas e a cidade que habitam.

Sua técnica principal tem sido aclamada pela crítica e reside na criação de imagens em baixo-relevo através da remoção de camadas de materiais de construção para a criação de rostos anônimos que remetem para a identidade da cidade, a passagem do tempo e questionamentos sobre a relação do contexto urbano com o dia-a-dia das pessoas na cidade.

Este artista, de nacionalidade portuguesa, tem estado a percorrer o mundo com seu trabalho desde 2005 através de exposições individuais, coletivas e de intervenções site specific em alguns dos mais renomados projectos de arte urbana mundiais. Atualmente, Vhils também dirige a Underdogs – uma plataforma artística contemporânea composta de galeria de arte, iniciativas de arte pública em espaços exteriores e projetos de edição.

Apesar de já ter trabalhado em videoclipes anteriores, como os do Buraka Som Sistema e Orelha Negra, é no projeto Films of Innocence do grupo irlandês U2 que Vhils mostra que o seu reconhecimento internacional chegou ao mainstream ao assinar a capa e o videoclipe Raised by wolves.

Vhils, em sua exposição individual chamada Dissecação, saiu das ruas e foi para o interior do museu apresentar obras que refletem a memoria colectiva das cidades, a vertigem de suas imagens e as histórias de seus habitantes.

No projeto Incision, Vhils imortaliza o povo Guarani da aldeia indígena de Aracaí através da junção de técnicas indígenas e atuais na criação dos seus retratos esculpidos nas portas das suas casas e em edifícios no centro urbano. Uma forma de imortalizar o povo esquecido e devolver sua dignidade negada.

Seu mais recente trabalho é uma homenagem a icónica fadista Amália Rodrigues, onde através de pedras da calçada portuguesa retrata com maestria o rosto da cantora em um muro no tradicional bairro de Alfama em Lisboa.


Vhils


Vhils e Pixel Pancho


vhils


vhils


vhils


Vhils


vhils


Vhils-06


vhils


vhils2


Vhils3


vhils4


vhils5


Vhils

Assista abaixo o vídeo Raised by wolves.

Video produzido em parceira com a banda Orelha Negra e que mostra o processo dos explosivos no trabalho de Vhils.

Vídeo sobre o projeto Incision.

 

 

Clique aqui para comentar ( )