Design

A Identidade do UNICEF ZEROawards

Olá, leitores.

Vamos falar um pouco sobre Identidade Visual? E esta, magnificamente desenhada, foi por uma causa nobre e muito especial

Baseando-se a plataforma global da UNICEF, que é “Believe in ZERO” (Acredite em ZERO), cujo objetivo é zerar o número de morte evitáveis de crianças, o estúdio de design Rice Criative, criou para a Unicef Vietnam uma marca chamada de ZEROawards UNICEF, evento que aconteceu em Dezembro de 2013.

Isso aconteceu por que o Vietnã entrou em um status global de um país que não necessita mais de rendas externas para apoios, mas ainda precisava combater a realidade de que 100 crianças morrem diariamente por causas evitáveis, no país.

O Briefing era bem delicado.

Já que a Unicef Vietnam não poderia receber rendas externas, necessitavam criar Criar uma plataforma estratégica e uma Identidade para um evento que buscava solicitar essa renda para estrelas, filantropos e socialites Vietnamitas. O resultado: conseguiram levantar 440 mil dólares em uma única noite – o suficiente para tratar mais de 50.000 crianças.

O desenho da Identidade.

A Identidade é formada por um simples logotipo, endossando o forte símbolo “0”, construído a partir de centenas de vantagens “+”, representando o poder de doações individuais para fazer ZERO se tornar uma realidade. Genial. E mais. Por ser uma forma forte, funciona em qualquer cor, sob qualquer superfície, vazado, em todo e qualquer processo de produção, etc.

unicef-zeroawards-sketches-07

unicef-zeroawards-sketches-06

unicef-zeroawards-sketches-03

unicef-zeroawards-sketches-04 unicef-zeroawards-sketches-05

unicef_zero_awards_logo_detail

Algumas observações técnicas e estéticas. E até umas dicas.

Pregnância: Um símbolo com um desenho relativamente simples, composto por elementos óbvios e criando uma forma inédita e muito forte. Para desenhar um símbolo, é necessário antes perguntar-se sobre a real necessidade dele para em contexto. Neste post, no blog FOROALFA, Norberto Chaves reflete quando é necessário ou não o uso de símbolos em Assinaturas Visuais. Vale MUITO a leitura.

Neste caso, houve a necessidade de um símbolo, pois as condições de leitura requeriam um signo mais sintético – e icônico, simbolizando uma causa de maneira rápida e motivadora – e a alta exposição da marca nos meios tornavam tornavam possível a memorização e rápido reconhecimento desse símbolo por parte do público. Em projetos visuais para eventos, quase sempre é interessante utilizar símbolos na Identidade, para que fique marcado determinado momento.

unicef_zero_awards_event

unicef-zeroawards-identity-39 unicef-zeroawards-identity-40 unicef-zeroawards-prototype-02

Espaço Negativo utilizado com maestria: Ela pode facilmente ser reproduzida a partir de um stencil, por exemplo, pois o espaço negativo, a partir dos vários “+” foi perfeitamente desenhado. E fica a lição. Desenhe uma forma icônica, mas que seja fácil de reproduzir de diferentes formas.

Simplicidade: O desenho da Assinatura é complexo? Não. E é assim que funciona. Invista na simplicidade, pois o cliente do seu cliente (que é para quem você efetivamente projeta) não terá muito tempo para analisar essa Assinatura. Então, torne essa Assinatura memorável, de maneira simples, e garanta a permanência dela na cabeça do público-alvo.

unicef_zero_awards_press_release_02 unicef-zeroawards-identity-14 unicef-zeroawards-identity-15 unicef_zero_awards_brochure_02 unicef_zero_awards_invitation unicef_zero_awards_invitation_detail unicef_zero_awards_materials_multiple unicef_zero_awards_materials_multiple_detail unicef_zero_awards_plates unicef_zero_awards_press_release unicef_zero_awards_brochure_01

E só mais uma coisinha. O troféu desenhado para premiar os primeiros a abraçarem a causa, complementa e reforça com dignidade o projeto.

Duas placas altamente refletivos de bronze juntam-se a 90 graus, e formam o objeto. Uma delas está gravada com o ZERO, e o outro totalmente “branco”, agindo como um espelho para completar a ZERO, quando as duas encontram-se perpendicularmente. Demais
unicef_zero_awards_award_02 unicef_zero_awards_award_01 072c87891328b1569a0cbc7211deb1e5 5e9c9de8a8be8a9fb58af53b828bd006

 É isso, amigos. Um abraço e até a próxima.

Referências:

https://www.behance.net/Rice_Creative

http://identitydesigned.com/unicef-zeroawards/

http://www.unicef.org/vietnam/zeroawards.html

http://www.underconsideration.com/brandnew/archives/new_logo_and_identity_for_unicef_zeroawards_by_rice.php#.U0xOX-ZdW2F

http://foroalfa.org/articulos/con-o-sin-simbolo

http://www.davidairey.com/5-useful-logo-design-tips/

http://www.davidairey.com/what-makes-a-good-logo/

Clique aqui para comentar ( )