Fotolia A imagem certa beneficia qualquer a campanha

A imagem certa beneficia qualquer a campanha

Por Mauri Ribeiro

Olá pessoas,
hoje vamos falar um pouco sobre o poder que as imagens têm; seja para fazer bem ou mal. Todos nós, usamos uma porção de imagens em nossos trabalhos e composições e por mais que não pareça, a maioria das imagens geradas por nós, tem um “gancho” de publicidade envolvida, seja pra vender “nosso peixe”, aplicações de um logotipo, mídias sociais e por aí vai…  Tudo o que produzimos tem a intenção de impactar alguém, como se fosse uma camisa que está na vitrine da loja e você passa, vê e tem o desejo de compra-la. E se você veio até aqui, provavelmente a maior culpada foi a imagem na página anterior a essa. ;)

Quando passamos a estudar publicidade/marketing/design, percebemos que as imagens causam vários tipos de sensação na cabeça dos usuários; elas fazer o usuário amar e desejar algo, ou repudiar e não achar interessante. Esse artigo, é apenas mais uma dica que você pode levar em consideração para fazer as suas peças com as imagens certas.

Você já percebeu alguma propaganda que a imagem não se encaixava com todo o resto? Ou que o enredo estava tão “bizarro” que não fazia associação com nada?

Bem, eu já vi e não foram poucas. Existem muitas razões para isso acontecer: pode ser por falta de bom senso, falta de criatividade, preguiça ou outros milhões de motivos. Claro que ás vezes, a redação e toda a composição não ajudam, mas antes do público observar o texto/informação e grafismos, ele observa a imagem.

Observe essa imagem e tire suas conclusões antes de continuar a ler.

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Propaganda (clichê) sobre perca de peso (e olhe que essa nem é uma das piores).

ELEMENTOS:

– Foto da mulher mal manipulada/editada, onde fica notável que essa imagem é “artificial”, muito evidente, na verdade;

– Diagramação desorganizada – outro problema que afasta o público (“se a diagramação já é desorganizada, imagine a empresa?!”;

– Imagens sem conexão alguma com a peça no todo. As frutas (eu acho que são frutas) que estão por trás da embalagem, estão mal distribuídas e muito mal editadas. Parece que foram colocadas apenas para preencher o espaço;

– Fundo com pouca conexão com a peça toda.

Bem, poderia falar mais sobre, mas acho que deu pra perceber quantos erros existem numa composição mal feita. Claro que o “grande público”, observa essas imagens e não percebem esses erros, mas se essa imagem estivesse com uma produção melhor, com certeza o produto venderia muito mais, atrairia e prenderia mais a atenção do público.

As imagens atraem as pessoas, mesmo que o resultado seja ruim. Já percebeu como os Outdoors – na maioria das vezes – tem uma imagem e poucos textos (principalmente se for marcas de roupa, óculos e afins…) Isso se dá porque as imagens emocionam! Quando olhamos uma propaganda/campanha bem pensada e com uma boa produção, entendemos que aquele produto que está sendo vendido, será muito bom para nossas vidas e sentimos vontade de adquiri-lo. Mas será que o resultado seria o mesmo se toda a composição da peça fosse ruim?! Duvido muito!

Vamos para outro exemplo: MÍDIAS SOCIAIS.

Os Social Media, entendem que para que um produto possa ser vendido nas redes sociais, as imagens geradas precisam ser boas e comover o público. Tem que emocionar! Principalmente por ser um ambiente com muito conteúdo. Com tanta coisa na timeline, a imagem necessita ser precisa e cativante, para que com tanto conteúdo (bom ou ruim), o público não veja a sua imagem e  ache que é só mais uma na feed. A imagem precisa ser forte e objetiva e tem o papel de prender a atenção do usuário.

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Mas nesse caso (e na maioria dos outros) o que cativa é a imagem. Uma boa imagem causa interesse, como uma imagem ruim causa pavor (o que não é bom pra marca nenhuma).  Por isso, existe tantas páginas de profissionais criativos com conteúdo tão ruim nas mídias sociais, não é um trabalho fácil de fazer, exige pesquisa, monitoramento e muito estudo de público. Mas isso é assunto para outro post.

* A imagem ao qual me referi no artigo todo, pode ser vetorial ou composição, não se enganem!

VANTAGENS DE USAR UM BOM BANCO DE IMAGENS

A vantagem de usar um banco de imagem pago é a originalidade e qualidade das imagens.Então, num mundo onde a imagem atrai,investir em um bom Banco de Imagens é essencial para o Designer. Na minha opinião, vale a pena o investimento! Como falamos, imagens são um dos principais elementos para a emoção das pessoas, elas precisam ser utilizadas de forma inteligente, mas precisam ter qualidade também. Quanto mais qualidade sua foto tiver, mais profissional sua marca/serviço parecerá!

Então, pessoas, façam uma conta na Fotolia da Adobe e adicione qualidade para suas peças, até porque: IMAGEM É TUDO!

*Imagem de capa: Fotolia.  Você pode baixa-la clicando aqui.

Abraços e até mais! ;)

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