Design

A importância da Publicidade nos Níveis de Comunicação de uma Marca ou Produto

niveis-de-comunicacao-destaque

Hello Criativos!

Então, novas marcas estão sendo sempre lançadas no mercado e a quantidade diária de informações que chega até nós é cada vez maior, existem as grandes marcas conhecidas pelo mundo inteiro e as pequenas que as vezes são conhecidas somente em um determinado local.

Mas o que influencia essas marcas? Sabia que mesmo elas sendo pequenas podem ter um bom nível comunicacional? Isso porque a marca cumpre seu papel de estar sempre na mente das pessoas e assim influenciar a venda de seu produto ou serviço.

Mas você deve estar se perguntando como estes níveis são alcançados, certo? Então, eles vêm com o tempo e a forma como a empresa investe em serviços comunicação.

Neste caso, específico, vamos falar da publicidade, atuando ou não com mais alguma outra ferramenta para propagação de informação, é ela quem leva o consumidor a caminhar por esses níveis de comunicação e que ajuda no fortalecimento da marca ou do produto no mercado.

 

quais-sao-os-niveis

  • Desconhecimento: o nível mais baixo, onde ninguém jamais ouviu falar da marca, produto ou até mesmo da empresa que os oferece.
  • Conhecimento: é a base, as pessoas sabem que a sua marca existe, porém é só mais uma marca que elas utilizam.
  • Compreensão: é um nível intermediário, o consumidor já identifica a marca, sabe das suas funcionalidades, reconhece suas embalagens, etc…
  • Convicção: é um nível alto, é onde a sua marca já possui a fidelidade do consumidor, eles dão preferência a ela tanto por motivo racionais quanto emocionais. Por exemplo: possui o melhor preço ou é aquela marca que passou de geração em geração como Maisena (amido de milho) ou Pó Royal (fermento em pó).
  • Ação: o último nível e é onde o consumidor realiza algum movimento premeditado para realizar a compra do produto ou serviço, ou seja, ele já vai com o objetivo de adquirir aquela marca específica.

 

A publicidade terá cumprido seu papel ao levar o consumidor por pelo menos um destes níveis, a partir do conhecimento da marca. Com isso será necessário um investimento em pesquisa para entender melhor o seu público e fazer com que ele caminhe níveis acima e assim o reconhecimento da sua marca cresça também.

 

Fonte: Propaganda: Teoria, Técnica e Prática – Armando San’t Anna, editora Pioneira

Clique aqui para comentar ( )