azul1
Artes

A Influência dos Azulejos Portugueses no Design

Já falado anteriormente sobre as estampas do azulejo português, hoje falarei da influência que os azulejos portugueses oferecem aos Designers. Resultado da influência Árabe na Península Ibérica, desde o século XVI que o azulejo é produzido de forma quase contínua em Portugal e espalhado por vários países como, África, Índia e Brasil.

Estes durante anos decoraram e ainda decoram interiores e fachadas de vilas e cidades portuguesas e têm sido capazes de adaptar-se às diferentes circunstâncias e com uma capacidade incrível de absorver tendências. Hoje em dia, os designers de diferentes áreas em Portugal e no mundo, aproveitam o melhor e deixam-se levar pelo poder dos padrões do azulejo, reinventando técnicas antigas.

Um bom exemplo em Portugal é o trabalho de Tiago Tejo, Pixelejo (https://www.facebook.com/pixelejo), que produz padrões para azulejo. Como diz “Um quadrado simples não é nada, mas todos juntos formam alguma coisa”.

azul1

Outro exemplo é a marca lusa Boca do Lobo que apresenta um aparador, intitulado de “Heritage”. É bem visível a influencia que o azulejo oferece a esta peça limitada, sendo bem acolhida por todo o mundo.

azul2

 

 

Clique aqui para comentar ( )