Artes

A Maneira Mais Fácil de Desenhar Olhos

Capa por Fotolia

Fala criativos! Hoje, gostaria de lhes apresentar um breve tutorial que facilitará em muito seus desenho e até mesmo seus designs. Quando se trata de expressões, o rosto e as mãos são as partes mais interessantes de explorar do corpo, se formos analisar apenas as formas no rosto, a região dos olhos e sobrancelhas em conjunto com a boca faz qualquer sentimento e emoção possível de ser expressa.

Muito comum para quem trabalha com concept art e quadrinhos é fazer o dito “model sheet” do personagem para conseguir visualizar ele nas mais diversas situações e ângulos possíveis, muitas vezes usando o famoso “desafio das 25 expressões”.

25_expressions_challenge_by_solitarium

Desafio feito por Solitarium

Voltando a falar sobre as parte que transmitem expressividade, vamos hoje falar mais especificamente sobre olhos. Talvez o maior problema que iniciantes cometem no início é não visualizar os olhos como uma forma tridimensional, assim vamos aqui à uma aula básica de anatomia:

10

Eye anatomy - inner structure isolated on white

Anatomia do olho – Fotolia

Como você consegue ver, o olho é basicamente uma esfera com uma singela área em que se localiza a íris e a pupila, sua rotação é de aproximadamente 120 graus para todos os lados. Para posicionar a íris em uma determinada direção, basta fazer dois eixos, um na vertical e outro na horizontal.

3

Desenhar um olho fora da cabeça é fácil, mas como ele se encaixa no rosto humano?

Eu gosto de imaginar esse encaixe como um bom e velho mouse de bolinha, em seu funcionamento a bolinha encaixa dentro da cavidade do mouse e fica parcialmente exposta para captar os movimentos da mesa.

Medical Illustrations by Patrick Lynch, generated for multimedia teaching projects by the Yale University School of Medicine, Center for Advanced Instructional Media, 1987-2000.

Ilustração por Patrick J. Lynch

A mesma coisa acontece com o olho em nosso rosto, com uma pequena diferença: temos pálpebras que funcionam semelhante a cortinas na vertical.

5

Aqui vai uma regra básica, quanto mais fechada, mais dará a impressão de cansaço e quanto mais pele aparente, mais aspecto de velha terá.

6

Então experimente o seguinte exercício: desenhe os olhos primeiramente como esfera com uma cor depois desenhe o recorte da pálpebra com outra cor, faça em vários ângulos e abertura de pálpebra, nunca se esqueça que a palpebra deve contornar o formato esférico do olho.

Agora para desenhar dois olhos vamos imaginar o seguinte: pense em um “espetinho” com cinco olhos em sequência.

7

Mantenha os dois do centro e levemente apague os outros, essa é a distância clássica entre olhos dentro da anatomia, ou seja, um olho entre os olhos e um até a dobra da face.

8

Agora refaça o exercício anterior de desenhar o olho e a pálpebra, mas com dois olhos dessa vez. O método mais adequado para acertar aqui é primeiro fazer o “espetinho” para assim determinar o ângulo dos olhos, depois coloque as esferas deixando o devido espaço entre elas, por último desenhe as pálpebras com outra cor.

9

Por último, vamos falar sobre diferença entre olhos masculinos e olhos femininos, basicamente a diferença fundamental é que olhos femininos tem menos marcas de expressão e, dentro de uma concepção ocidental, utilizam maquiagem como lápis de olho, rímel e sombra.

Esse três conseguem mudar certos aspectos dos olhos como contraste, comprimento dos cílios e contornos, o que pode muitas vezes dar um visual mais artístico por encobrir algumas características.

occhi

Olho maquiado – Fotolia

Talvez você tenha feito todas as etapas até aqui e não sinta que teve o resultado que queria, obviamente o que vemos aqui é uma parte muito mais estrutural e teórica de olhos, se você quiser fazer representações fidedignas é preciso que você tenha os conceitos de luz e sombra bem claros. Uma maneira de compreender melhor estes detalhes como os reflexos nos olhos, pálpebras, a direção dos cílios, entre outros, é através de fotografias, de preferência em alta resolução e de boa qualidade.

E aí fica uma dica legal, o Fotolia da Adobe é um banco de imagens líder mundial, que dá acesso instantâneo a mais de 62 Milhões de imagens, vetores, ilustrações e videoclipes, ou seja, um excelente material não só para estudar mas para trabalhos diversos, vale a pena conferir pois temos um bom desconto para você que é nosso leitor!

Clique aqui para comentar ( )