Design

A moda ao alcance de todos

Olá pessoal!

Você tem algum amigo ou conhecido que tenha alguma deficiência física? Por acaso, em algum momento já se imaginou no lugar dele, ouvindo as críticas e o desprezo da sociedade? Independente de sua resposta, hoje iremos abordar um aspecto que para quem não tem deficiência é a coisa mais simples: comprar roupa! Exatamente. Cultivamos uma mentalidade tão pequena quanto as pessoas, que não conseguimos imaginar que deficientes físicos também trabalham, estudam, namoram… O fato de terem uma limitação física não os torna menos humanos, menos importantes ou menos privilegiados.

Com o intuito de tornar visível e dar representatividade para um público que por vezes é esquecido, Michele Simões iniciou o projeto Meu Corpo É Real. Após um acidente de carro, a estilista e então cadeirante pôde ter uma nova perspectiva sobre seu corpo e sobre os padrões de beleza regidos pelo mercado da moda.

Bárbara Barros, 20 anos, estudante de Jornalismo – Baixa Visão Congenita

Bárbara Barros, 20 anos, estudante de Jornalismo – Baixa Visão Congenita

Letícia, 19 anos estudante de Relações Públicas -Fragilidade Óssea

Letícia, 19 anos estudante de Relações Públicas -Fragilidade Óssea

Ravelly Santana, 20 anos, estudante de jornalismo – Amputação. Bruno Favoretto, 33 anos Jornalista – Lesão Medular.

Ravelly Santana, 20 anos, estudante de jornalismo – Amputação.
Bruno Favoretto, 33 anos Jornalista – Lesão Medular.

Com foco nas dificuldades e na pouca informação que e a indústria oferece sobre os “corpos fora do padrão”, o projeto tem ganhado força e espaço nas redes sociais. No instagram, a proposta é incentivar as pessoas a contarem como reagem a ditadura da moda e seu próprio corpo. Para isso, compartilham suas fotos com breves relatos inspiradores.

O projeto Meu Corpo É Real, abrange não apenas questões relacionadas a moda, mas também de aceitação e inclusão. Assim surgiu o Fashion Day Inclusivo, a ideia é aproximar quem estuda sobre moda com àqueles que a indústria exclui. Por meio desse encontro, estreitar laços, além de permitir um vislumbre mais expansivo e crítico sobre a realidade da moda atual.

Fashion Day Inclusivo com Michele Simões.

Fashion Day Inclusivo com Michele Simões.

0881e8_22c86745207341028a380e368e4600fa

Durante o Fashion Day Inclusivo, são ministradas palestras sobre maquiagem, consultoria de imagem, estilo e informações sobre o mercado. Tudo isso organizado em workshops que proporcionem, acima de tudo cuidado com a autoestima.

Há muitas maneiras de mudar essa realidade preconceituosa que circunda o mundo da moda, mas a principal delas seja o reconhecimento. Reconhecer que todos somos humanos, reconhecer que todos somos diferentes com peculiaridades que precisam ser atendidas independente de qualquer limitação. Ser reconhecido e ter liberdade para viver seu próprio estilo, é o que une todos em torno de algo tão inspirador como #MeuCorpoÉReal.

Conheça mais:

Site: Meu Corpo É Real

Facebook

Clique aqui para comentar ( )