Artes

A Revista Klaxon

A Revista Klaxon, primeira modernista do Brasil, foi fundada na semana de Arte Moderna e circulou entre 1922 e 1923, período de grande revolução e desenvolvimento artístico e literário no país. Grandes nomes do modernismo brasileiro colaboraram com a Klaxon, dentre eles, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Sérgio Buarque de Holanda, Tarsila do Amaral e Graça Aranha.

A Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo, marcou o ingresso do Brasil na “Modernidade” como afirma Mario de Andrade: “[…] um primeiro golpe na pureza de nosso aristocratismo espiritual, a mais orgia intelectual da história artística brasileira.” e a Klaxon foi uma das primeiras respostas ao movimento.

Foram 09 edições regadas com muitos poemas, piadas, anúncios satíricos em uma bela diagramação para sua época que lembrava a técnica utilizada em Bauhaus, contando com ilustrações de Brecheret e Di Cavalcanti. Um dos grandes desejos da Klaxon, era, abandonar o passado e viver o presente/futuro moderno e defendia a arte como expressão cerebral “KLAXON sabe que a natureza existe. Mas sabe que o moto lírico, produtor da obra de arte, é uma lente transformadora e mesmo deformadora da natureza”. 

Um outro fator de destaque na Revista era o fato de sua “internacionalidade”, contando com representantes no Brasil, Suíça, Bélgica além de artigos e poemas de autores franceses, italianos e espanhóis.

A Revista também destacou-se por sua Publicidade e Propaganda impactante para sua época, destacando o case da “Lacta” onde o verbo Comer no imperativo foi repetido oito vezes, formando um quadrado, dentro dele um triângulo formando com a palavra Lacta ousando no uso da tipografia  um estilo concretista que só surgiria décadas depois. 

lactacoma

Porém, os anúncios não agradaram às empresas, em uma das edições seguintes, a Revista recomendava NÃO COMER LACTA ou Beber Guaraná (um outro anunciante).

Recentemente, a revista foi relançada em uma edição fac-símile. Porém, você pode baixar os exemplares pelos links abaixo:

Download Revista Klaxon:

Universia

Brasiliana

Fonte: 1,2,3,4

Clique aqui para comentar ( )