Publi e MKT

A Surpresa na frente da arma

Como publicitário e amante das campanhas institucionais e de cunho social, não pude deixar de observar um forte e bonito vídeo criado pela Artplan para o Instituto Sou da Paz que entrou no ar nesta ultima semana como mídia alternativa. Por uma causa nobre, o filme passeia por um universo conhecido da população para denunciar e emocionar na dose certa, com um alto nível de criatividade e perspicácia.

Para quem não conhece, o Instituto Sou da Paz é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse publico) sediada em São Paulo há mais de dez anos para construir soluções eficazes no combate a violência de todo dia. A OSCIP tem como missão “contribuir para a efetivação no Brasil de políticas públicas de segurança e prevenção da violência que sejam eficazes e pautadas pelos valores da democracia, da justiça social e dos direitos humanos, por meio da mobilização da sociedade e do Estado e da implementação e difusão de práticas inovadoras nessa área” (Mais informações no site www.soudapaz.org).

Alvo Surpresa

Neste anúncio (confira abaixo) a proposta é denunciar e combater o perigo de se ter armas em casa, o que vem causando cada vez mais a morte de inocentes por pura imprudência de quem as possui.

O filme, ambientado em um estande de tiros, mostra pessoas praticando tiros contra alvos aparentemente normais, mas que quando aproximados após vários disparos revelam outras silhuetas por trás dos alvos verdadeiros. Tais silhuetas incomuns são na verdade crianças, idosos, cadeirantes e gestantes que foram colocados ali para demonstrar como os tiros muitas das vezes atingem os alvos errados.

O interessante no vídeo é justamente o turning point, ou virada em bom português. O momento da descoberta de que os alvos certos se tornaram os errados, o que diretamente nos remete a mensagem final de que o alvo pode ser você ou qualquer outro inocente. Isto na minha opinião é uma grande sacada criativa e inteligente que choca sem ser piegas, sem ser invasivo demais, mas ao mesmo tempo toca na ferida e certamente atinge seu target de comunicação.

Parabéns Rodrigo Sanches pela bela, simples, inteligente e direta redação que aliados a direção de arte de Guilherme Grotti e Diogo Barbosa (meu xará) colocam a cereja no bolo e uma bonita embalagem para presente no pacote final.

Instituto Sou da Paz – Alvo Surpresa from Aron Borges on Vimeo.

Clique aqui para comentar ( )