destaque
Design

A trágica história de Nova York em série fotográfica

A cidade dominada pela máfia, com figuras emblemáticas como Al Capone nos anos 20,  deu lugar à grande metrópole sinônimo de modernidade, entretenimento e diversão que acabou deixando seu trágico passado esquecido nos arquivos do New York Daily News.  Mas toda cidade tem seus fantasmas, e é isso que o projeto do de fotojornalista americano Marc Hermann vem mostrar. Em cada imagem cenas de crimes em preto e branco são sobrepostas à cenas atuais nos mesmos lugares onde ocorreram.

Ele diz: “Minha inspiração não vem a partir de personagens de ficção, mas sim das pessoas reais que fizeram parte da história de Nova York, até meados do século 20.”

Para criar cada uma, Hermann contou com o Daily News Pix , um arquivo de fotos do New York Daily News reunido ao longo dos anos. Ele buscou cenas históricas de incêndios, acidentes de avião, explosões de gás, suicídios e assassinatos.

É particularmente arrepiante ver uma imagem de um corpo estendido na escada de um prédio de apartamentos que ainda está de pé ou no meio de uma rua popular, que é freqüentada todos os dias. Lembrando que o passado é uma combinação de fatos reais e imagens misturadas com um punhado de questões misteriosas que podem nunca ser respondidas, Hermann diz:

“Nova York está em constante mudança e transformação, e as tragédias que afetam a vida dos indivíduos são esquecidas. Podemos estar no que já foi o local de um assassinato horrível e nem mesmo conhecê-lo, simplesmente porque a vida continua.”

Documentar crimes é sempre um trabalho complicado de se fazer, Hermann ouve muitas reações de leitores que se opõem a ver essas cenas retratadas: “As pessoas parecem ter indignação na seção de comentários das notícias quando mostramos cenas trágicas  de como elas ocorrem hoje”, diz ele. Ele produziu estas imagens, em parte, para ilustrar a intemporalidade do sofrimento humano. “Eu sempre quero lembrar as pessoas que ser a vítima, em 1943, é o mesmo que uma vítima em 2013, e os fotógrafos de hoje estão fazendo um registro importante da história que, com o passar do tempo, será considerado como ‘clássico'”.

Cada momento leva os nova-iorquinos a pensarem duas vezes sobre os lugares em que trabalham e residem.

1 –  O Gangster Salvatore Santoro é encontrado morto em um vestíbulo no Brooklyn em 31 de janeiro de 1957.

2 – Outro bandido, Frankie Yale, atropelado no Brooklyn em 1928.

3 – Um carro roubado colidiu com o poste na Classon Avenue e Pacific Street, no Brooklyn, 1957.

4 – Uma foto trágica de 1959, Martha Cartagena de  três naos morreu atropelada enquanto andava de triciclo no Brooklyn.

5- Em 1960, o United Airlines Flight 826 e Trans World Airlines Flight 266 colidiram sobre Park Slope, no Brooklyn, matando 130 pessoas.

6 – Em 1958 houve um incêndio com vítimas fatais na fábrica Elkins & Twine Co. em Wooster Street, no SoHo

7 – Uma explosão de gás destruiu este prédio no Brooklyn em 31 de janeiro de 1961.

8 –  Incêndio na Fulton Fish Market, fevereiro 1961

9 – 1961 deve ter sido um ano muito ruim. Aqui é James Linares com sua namorada Josephine Dexidor após ser baleado pelo marido dela em uma escada do Bronx .

10- Marc Hermann e fotógrafos da década de 1950

 

Fontes: Gizmodo / New York Daily News /  Fast Company / UFUNK

Clique aqui para comentar ( )