Design de apresentações
Design

Acabe com as apresentações padrões

ACABE COM AS APRESENTAÇÕES PADRÕES

Já parou para pensar na importância dos slides que acompanham suas apresentações? Bons slides podem agregar muita credibilidade à quem os apresenta e ao conteúdo, assim como slides mal feitos podem ser a ruína do que seria uma ótima performance. Por isso, hoje vou dar algumas dicas de como montar uma boa apresentação.

  1. SIMPLIFIQUE

Nada de cartas imensas dentro de um único slide, divida as informações em slides diferente e simplifique-as o máximo que der. O mesmo serve para elementos visuais. Deixe apenas o que é importante e relevante para o que você for falar.

 einsten2

 

  1. “SE NÃO CABE NUM POST-IT NÃO CABE NUM SLIDE”. Cosmonauta

O leitor fixa o olhar por 3 segundos em média, ao slide. Slides complexos tendem a não despertar interesse. Portanto mantenha em mente que cada slide deve conter uma única ideia e não mais que 10 palavras. Se houver muito conteúdo a respeito de uma mesma coisa, divida em diferentes lâminas.

POTSTS

 

  1. CUIDE A DIAGRAMAÇÃO – CRAP

CRAP é a sigla dos quatros elementos fundamentais do design de apresentações: contraste, repetição, alinhamento e proximidade. Trabalhe a hierarquia dos elementos considerando, acima de tudo, esses quatro itens. Resultará num conteúdo com assimilação rápida e eficiente.

crap222

 

  1. DUAS FONTES POR APRESENTAÇÃO

Tente não utilizar mais do que duas fontes em toda sua apresentação. Para trabalhar a hierarquia varie os pesos e estilos, isso contribuirá para a harmonia da peça. Cuidar a relação entre títulos e textos de apoio também é bem importante. O tamanho mínimo sugerido para a fonte de uma apresentação é 30pts, enquanto para títulos a sugestão é em média 140pts. Segue um site bem bacana que encontra os matchs perfeitos para a fonte que você for utilizar: TypeGenius.

combofonte22

 

  1. CRIE HARMONIA DE CORES

Não consegue pensar numa boa combinação de cores? Veja milhares de referências de paletas e cores criadas por diversos designers no site ColourLovers.

 cores

 

  1. ROUBE CORES

Tá difícil criar sintonia entre o texto e a imagem na peça? Uma dica muito simples, prática e que funciona muito bem: roube cores de elementos da própria imagem.

 Sem Título-12

 

  1. DÊ UM UP COM ÍCONES

Em algum ponto você obviamente vai precisar de alguns ícones, seja para acompanhar o texto ou para aquela página de contato no final da apresentação. Conheça então o The Noun Project, muitos ícones feitos por ótimos designers para deixar a peça gráfica, mais bonita e elegante.

icons

 

  1. SAIBA ONDE CONSEGUIR BOAS IMAGENS

Essa é a melhor dica de todos os tempos. A forma mais fácil de encontrar imagens perfeitas para suas apresentações e jobs: o TheStocks. Ele é um compilado de banco de imagens de alta qualidade, e o melhor de tudo é que a maioria delas são frees.

compilado

 

Agora é a hora de abandonar os modelos pré-prontos do powerpoint, não!? E se precisar de inspiração para criar uma apresentação das boas, acessa o Note&Point, o site oferece um apanhado referências de apresentações para despertar sua criatividade.

 

E existe mercado no mundo do design para o viés das apresentações?

Sim, e caso você queira ficar por dentro desse mundo, apresento-lhe a Cosmonauta. Uma galera criativa e engajada, especializada em apresentações e que tem como lema a morte do PPT padrão. Vale muito a pena acompanhar o trabalho desse pessoal.

Muito obrigado pela atenção, espero que o post tenha sido útil. Grande abraço!

Clique aqui para comentar ( )