Design

Como acabar com as “estrias” no degradê do seu layout

E aí, seus haters de gradiente…. brincadeira.

Em algumas peças (e marcas!), o uso dessa técnica de cores pode cair muito bem, inclusive para criar ambientes e brincar com iluminação. Vim falar aqui sobre um truque que pode ajudar muito na finalização das suas artes com degradê, tanto para o digital quanto o impresso.

Fotolia_118395563_Subscription_Monthly_M

Imagem: Fotolia

Muitas vezes, ao gerarmos ou usarmos imagens com gradiente, eles acabam ficando o que chamamos de “estrias”, principalmente no momento da exportação. Esse termo é utilizado para se referir às quebras de cor nos tons do gradiente, quando elas se tornam acentuadas, dando a impressão de um trabalho mal feito, ou um layout de baixa resolução, como no exemplo abaixo.

1

Existe um método que pode disfarçar essas interferências, garantindo um resultado de impressão ou de saída web mais satisfatório. Selecione a layer (camada) em que está o degradê “estriado” e a transforme em um Smart Object (Objeto Inteligente), pois desta forma você poderá manter os filtros que aplicar em um formato onde é possível modificá-los posteriormente, ou desativá-los.

Em seguida, vá em Filters (Filtros) > Noise (Ruído) > Add Noise (Adicionar Ruído)O indicado para adição de Noise está entre 1% e 8%. dependendo do tamanho do layout. Para impressos, sugiro que use no máximo 3%.

etapas

Confira a melhoria, mesmo que sutil, no degradê que gerei para exemplificar. Isso acontece porque o efeito de Noise cria mais pixels, com tons próximos aos originais, melhorando a sensação de uniformidade no efeito gradiente.

teste-gradientegif

Espero que a dica seja útil e até a próxima!

Capa do artigo: Fotolia

Clique aqui para comentar ( )