Inspirações

Afinal, tenho ou não essa tal Criatividade?

E então nos encontramos naquele momento importante para a continuidade do nosso trabalho, aliás, momento vital para a continuidade do mesmo: O INÍCIO…

É mais ou menos nessa parte do processo que muita gente trava (vejo isso direto) e sei que é algo corriqueiro com muita gente. Sei também que é nessa hora de travamento que nos perguntamos: “Onde está a minha criatividade?” E aí partimos para blogs e sites atrás de referências e com alguma paciência e sorte encontramos algo bacana e aí nos fazemos outra pergunta: “Por quê eu não pensei nisso antes?”

Pois bem! A partir do que aprendi posso, de alguma forma, tentar encontrar resposta para essas perguntas.

A criatividade está dentro de cada um de nós!!! Sim, existe “um criativo” dentro de você!

Quando você vê um trabalho genial e se questiona o porquê não pensou naquilo antes, talvez tenha sido por pura falta de oportunidade e caso a tivesse, teria feito um trabalho tão bom quanto ou até mesmo melhor. Na pior das hipóteses criaria algo que nem viesse a ser usado, mas criaria.

Criatividade não é só para pessoas com alguma especialidade, superdotados ou etc. Não! Absolutamente não! Criatividade é para todas as pessoas que a desejam e dão espaço pra que ela tome a frente em algumas situações!

Muita gente que está começando nessa área tem a (compreensível) preocupação de aprender tudo o que puder no menor espaço de tempo possível para “criar uma identidade que seja única”, “definir o conceito”, “aprimorar o traço”, dentre outros termos que escutamos. Porém, acredito que posso trazer algum alívio pra essas pessoas que, assim como eu, passaram ou passam por isso:

A sua criatividade/criação é composta de intelecto + emoções! Ou seja, o que você cria e vai criar é resultado dos seus sentimentos aliados a tudo o que você estudou, leu, viu, ouviu, cheirou, tocou, etc…

Pare pra pensar: Vez ou outra, estamos buscando referência para darmos solução a alguma parte do nosso trabalho. Ora! Buscar referência é uma prova de que você é criativo, pois de alguma forma você está buscando solução pra um problema!

Pois bem, Srs.(as) Criativos (as), 2013 está aí! Tomara que esse seja um ano em que a gente consiga viajar mais, estudar mais, amar mais, trabalhar menos, ganhar mais dinheiro, ler mais, etc… Pois no fim das contas, tudo isso vai, de alguma forma, estar inserido em nossa criação!

Saiba mais: Criatividade no trabalho e na vida – Roberto Menna Barreto – Grupo Summus

 

Clique aqui para comentar ( )