cover
Artes

Algumas das intervenções artísticas mais criativas que você já viu

Olá criativos! Você sabe o que é uma intervenção artistica? Já viu alguma? Esse termo descreve uma ação ou manifestação geralmente feita em locais públicos, movimentados e de grande visualização. Acontecem durante um período de tempo determinado pelo artista ou enquanto for coerente a ação, as vezes são voltadas para chamar atenção para uma causa específica, um propósito além de apenas ‘decorar’. O artista ou o grupo de artistas podem ser conhecidos, anônimos ou novatos, isso independe, pois o foco é o propósito da ação. Vamos ver abaixo uma seleção de ações feitas pelo mundo:

 

1- “Hot With The Chance of Late Storm

Essa poderia fazer sentido em São Paulo nos últimos dias (estamos vivendo um verão adiantado), mas foi criada para o festival Australiano Sculpture by the Sea pelo estúdio The Glue Society.

1

 

2 – Video Guerrilha

Video guerrilha é um festival que ocorre a céu aberto na cidade de São Paulo. Em 2012 reuniu mais de 170 participantes brasileiros e estrangeiros, entre artistas e participantes. A cidade se torna tela para projeções fantásticas. O vídeo abaixo faz parte dessa edição memorável que enche os olhos ainda hoje:

 

3 – Soma

Algumas intervenções são simples, não precisam de grandes produções, porém se fazem interessante pelo fato de apresentarem um olhar criativo e atento. A série de fotos do artista Aakash Nihalani apresenta matemática simples nas ruas:

23

 

4 – Monumento Mínimo

Essa intervenção encanta por diversos motivos: criatividade, a maneira como as esculturas foram derretendo e continuando a obra por si só, o sentimento e sentido envolvidos e por ser de uma brasileira. As 5 mil mini esculturas de pessoas em gelo feitas por Nele Azevedo, foram colocadas nas escadarias da Chambelain Square, em Birmingham, Reino Unido. A ação foi feita para relembrar as vítimas da Primeira Grande Guerra Mundial.

64

 

5 – Urban x Stitch

As francesas Stephane e Vanessa encontraram nas grades das ruas de Lyon (França) o lugar certo para um pouco de ponto cruz. Aquela mesma técnica usada pelas vovós foi usada pela dupla para criar desenhos pela cidade e chamar a atenção para mais cor pelas ruas.

7 9 8

 

6 – Oakoak

A graça da intervenção é quando ela consegue se combinar com os elementos de onde está inserida e, de maneira criativa, parecer que sempre pertenceu àquele lugar. Algumas falhas nas calçadas, rachaduras em paredes, pedaços pequenos de construção faltando podem ser inspiração para criar uma cena e deixar com que um erro pareça melhor. Foi o que fez Oakoak, aproveitando pequenas características das ruas de onde passava:

12 11 10

Essas foram algumas, mas e as que você viu? Que tal mostrar para nós ?

Abraços =D

Clique aqui para comentar ( )