Ambientes multicoloridos

Ambientes multicoloridos

Já estamos em 2014 e cada recomeço de ano nos estimula a transformar ou melhorar hábitos, planos e até mesmo o espaço que nos cerca, especialmente o lar em que moramos. É o momento em que olhamos com mais atenção para nossa casa e pensamos em formas de repaginá-la, seja para deixá-la mais aconchegante, reformar o que não está mais nos agradando ou simplesmente fazer com que ela expresse melhor nossa personalidade. Para os que pretendem dar uma nova cara ao lar, que tal começar essa mudança apostando nas cores para aquecer a decoração?

Quando aplicadas nos ambientes, as cores têm o poder de ativar as mais diversas sensações: alegria, tranquilidade, motivação, introspecção, frescor, alívio, entre outras. Quando utilizadas de forma comedida, seja em acessórios ou móveis, as cores são capazes de harmonizar a decoração do espaço e quebrar a monotonia de outros tons mais sóbrios ou neutros. Porém, quando inseridas como elemento principal da decoração, causam impacto e expressam vivacidade colorindo grandes painéis ou paredes inteiras.

Se você se identifica com este estilo mais despojado de decorar e gostaria de apostar em uma ambientação multicolorida, lembre-se de seguir algumas dicas. Leve em consideração de que forma o espaço é utilizado, quem o utiliza e por quanto tempo – isto ajuda a definir bem as cores, de forma que não se tornem monótonas ou cansativas aos olhos durante a permanência no espaço. Se você pretende explorar os contrastes de cor mas não quer perder a harmonia visual, aposte em combinações de cores complementares – como são chamados os pares que mais contrastam no círculo cromático. Explore laranjas e azuis, vermelhos e verdes ou então amarelos em oposição aos tons roxos. Se o resultado que você busca é mais brando, mas não menos colorido, a dica é escolher uma cor e então explorar seus vários tons, seja mais claros ou escuros. Minimize possíveis erros na combinação de cores fazendo testes antes de aplicá-las e, para todos os efeitos, lembre-se sempre de harmonizar os objetos que compõem o ambiente elegendo os que ficarão em evidência e combinando suas cores e materiais com os demais elementos.

Aposte neste estilo e inspire-se com os ambientes da nossa galeria:

Escrito por Mariany Carvalho

Fontes:

01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06

Clique aqui para comentar ( )