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Análise: Coca-cola investe nas amizades verdadeiras em nova campanha

O storytelling vai dominar o mundo. De fato é uma previsão forte, mas resume muito do que tenho ouvido e escutado por aí sobre o tema. A verdade mesmo só vamos poder ver daqui há alguns anos, não podendo se precisar quando, mas acredito que brevemente vai acontecer.

Coca-Cola de mão dadas

Coca-Cola de mão dadas

As marcas hoje em dia investem cada vez mais caro em ações efetivas, e aqui não falo só em termos financeiros, mas em termos psicológicos. Na minha época de faculdade aprendi um palavra que me bagunçou bastante a cabeça, mas que é bem verdade: “affect”, que em bom português nada mais é do que “emoção”. Isso mesmo, abalar o coração das pessoas está ficando cada vez mais comum e com a ajuda do storytelling é impressionante como isso potencializa.

Mas por quê eu falei tudo isso? Porque semana passada a Coca-cola veio com mais uma de suas jogadas mexendo com a “felicidade” dos momentos da vida. Estou falando da campanha “verdadeiro amor” que vem com hashtag e muito amor, como o título sugere.

Coca-cola de mão dadas com tatuagem

Coca-cola de mão dadas com tatuagem

Orquestrada pela agência Pereira & O’Dell América Latina, a nova empreitada publicitária da Coca troca as famosas faixas brancas do logo por dois braços que se seguram e se estendem, de modo que o mesmo formato das fitas permaneça.

O atual “pacote felicidade” vem em vários meios: 3 web vídeos, que você pode assistir abaixo (os 2 que já foram lançados), ativação em redes sociais, mobile, print, TV, rádio e MUB – Mobiliário Urbano. Além disso, trarão os tradicionais merchandisings em T-shirts, embalagens e capas para iphone (meninas, eu sei que agora vocês gritaram “eu quero”, mas aí já não é conosco).

O grande foco que perpassa todas as iniciativas é a sociedade moderna e sua síndrome de isolamento entre os adolescentes. Então, o sentido de identidade e pertencimento é abordado principalmente nos filmes com visões de 7 minutos cada sobre uma grande fofoca e sobre um momento vergonhoso.

Coca-cola Merchandising

Coca-cola Merchandising

Coca-cola de mãos dadas com fé

Coca-cola de mãos dadas com fé

Confira primeiro o filme intitulado “El Rumor” com legendas em Português e áudio em espanhol.

Agora assista o filme “Algo Inesperado” também com legendas em Português.

A hashtag Verdadeiro amigo surge então nos dois exemplos como uma demonstração de carinho e atitude de um amigo verdadeiro, que não abandona em situações críticas. E para ajudar a criar esse clima a música “Cloud’s” do grupo teen One Direction estará presente nas versões para o Vine e a banda vai aparecer nos prints.

Assista o clip de lançamento com a banda e a canção:

Aí você me pergunta: não ficou um pouco forçado? Sinceramente acho que não, os dois filmes mostrados até agora foram bem ambientados e produzidos com histórias bastante pertinentes. Mas você não pode negar que ficou comercial demais, não é mesmo? Depende da visão do que são negócios você tem.

Digo isso não por estar sendo pago ou favorecido por isso, mas por perceber que como toda grande empresa privada, a Coca-cola também quer dinheiro e ela vai de qualquer forma impor isso em seus atos de merchandising, e é para isso que ele existe. Mas também não posso negar que de vez em quando eles perdem a linha e ficam completamente capitalistas, ensandecidos.

Da mesma forma, não é em toda e qualquer campanha que eles acertam na mão, como eu mesmo já comentei aqui. Porém, dessa vez merecem aplausos e assobios. Foi uma sacada realmente genial trocar as faixas por braços dados, humanizando a marca e trazendo para os tempos atuais. Estratégia de lançamento perfeito na minha opinião, com tudo posto e feito nos seus devidos lugares. Parabéns Pereira & O’Dell pelo ótimo trabalho e criatividade empregados, continuem assim que vão longe.

E você nobre leitor, o que acha? Gostou?

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