dcgw1
Tecnologia

Análise do Google Web Designer pelo Blog Design Culture

Nas últimas semanas o Google lançou uma ferramenta para a criação de animações e elementos em HTLM5, com foco em anúncios. A notícia deixou a comunidade de web designers e desenvolvedores na expectativa.

A RevistaW, especialista em Web e parceira, nos convidou para testar o Google Web Designer e analisar tudo o que ele é capaz.

Confira nossa análise:

Que o HTML5 veio pra inovar e revolucionar o mercado de desenvolvimento de websites nós já sabíamos. Mas o Google Web Designer promete ir mais além do que se espera. A ferramenta gratuita para criação de sites e banners baseado em HTML 5 permite o desenvolvimento de animações javascript e design responsivo. Em breve, com certeza será capaz de nos permitir uma criação fácil e intuitiva de elementos em HTML5 que podem substituir em pouco tempo o Flash, da Adobe.

A ferramenta, que ainda está em versão beta, tem uma leve semelhança ao Flash quando vemos a TIMELINE (modo avançado), onde podemos inserir frames. Mas a grande sacada do programa vem justamente dai, dos efeitos de texto, transição, cores,  e tantos outros, que podem ser manipulados através do CSS, o que aumenta a possibilidade de se criar algo atrativo e elegante.

O aplicativo também ajuda na produção de código em HTML5 e CSS3 dispensando assim alguns conhecimentos técnicos, permitindo assim ao programador/designer focar mais no design e na produção visual do seu anúncio. O Google Web Designer ainda oferece criação de conteúdos em 3D  de maneira relativamente simples,  com um pacote de ferramentas aliados ao poder do CSS3.

Um ponto que podemos observar é que não existe ainda uma versão para Linux, pelo menos por enquanto. Em resumo e como sempre, o Google não entra em nada para perder e a chegada dessa ferramenta possibilitou unir tecnologia com interação, o seu ponto mais forte. Após alguns testes foi observado que dá para misturar o Web Designer com WordPress, blogger, joomla, magento e outras plataformas, todas tecnologias de código aberto, o que faz da ferramenta um grande avanço na área de web.

Weslley Aguiar Dias é colunista do Blog Design Culture, Front-End Engineer / Web Developer, atua com internet ha 8 anos.
Devido a sua paixão por Opensource, se especializou em Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (WordPress, Joomla, Mamboo, entre outros)

Matéria publicada aqui

Clique aqui para comentar ( )