Inspirações

Análise do Livro Sketching para arquitetura e design de Interiores: do móvel ao edifício

Conheço a Editorial Gustavo Gili por causa dos ótimos livros de Design presentes em seu catálogo, que tive a oportunidade de ler durante a faculdade de Desenho Industrial. Recentemente, recebi em minha casa o livro “Sketching para arquitetura e design de Interiores: do móvel ao edifício” que a GGili, como é mais conhecida, enviou para os colunistas do Blog Design Culture, e mais uma vez não me decepcionei.

Escrito por Stephanie Travis, diretora e professora titular do Programa de Projeto e Arquitetura de Interiores da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, o livro é descrito como um guia prático e indispensável para estudantes de arquitetura e design de interiores que desejam dominar a arte de observar e fazer croquis. Eu diria mais: ele é indispensável para qualquer profissional que utilize recursos de desenho no seu dia a dia de trabalho, como designers, ilustradores, estilistas, entre outros.

foto_01

Muito didático, o livro foi estruturado em três capítulos – Móveis e Luminárias, Interiores, Arquitetura – que trazem quarenta e cinco exercícios ilustrados pela própria autora, com belos croquis de objetos e móveis de famosos designers e arquitetos. Praticamente através de um passo a passo, o leitor é conduzido a aprender a desenhar das formas tridimensionais mais simples, até edificações e paisagens urbanas mais complexas.

Mais do que um guia, este é um livro que consegue transmitir de forma prática importantes conceitos de linguagem visual, como linhas, perspectiva, formas, pontos de vista, proporção e composição, que são tão importantes no desenvolvimento de qualquer desenho com características reais. Recomendo muito!

foto_02 foto_03

Clique aqui para comentar ( )