Tecnologia

Análise Gear 360

A cada dia que passa fotos em 360° vem se tornando tendencias nas redes sociais, muitas empresas vem apostando para mostrar um evento, interior de um carro ou apartamento, ate mesmo para mostrar paisagens, porem boa parte desse conteúdo é produzido por um conjunto de câmeras caras e fora do orçamento de qualquer um. Nessa onda de realidade virtual a Samsung desenvolveu uma simpática câmera 360 para aqueles que querem capturar seus momentos de todos os ângulos possíveis

Design

A Gear 360 foi inspirada nos capacetes que os astronautas usam no espaço. Esses capacetes possuem uma aparência elegante, sem costura e com uma estrutura interna muito resistente. A Gear 360 não é diferente, ela possui um design bem minimalista e elegante do lado de fora, porem com uma estrutura e hardware resistente por dentro.

img_45799

Diferentes das câmeras 360 retangulares a Gear 360 consegue oferecer uma experiência de visualização consistente não importando sua posição. Mesmo que o seu design circular tenha suas desvantagens, ela consegue ser mais conveniente para quem gosta de se aventurar e deseja capturar esses momentos em 360, já que ela possui certificação IP53 contra respingos de água e poeira, algo que não vemos em outros modelos de câmera 360.

Software

A Gear 360 é uma câmera incrível, porem tem um ponto negativo que irá deixar muitos chateados. Infelizmente o aplicativo para controlar e visualizar as fotos e vídeos capturados com a Gear 360 só é compatível com os modelos da linha Galaxy, que são os: S6, S6 Edge, S6 Edge Plus, Note 5, S7 e S7 Edge.

Mas não se preocupe o pessoal do XDA Devolopers, modificou o aplicativo da Gear 360 e retirou a restrição de modelos que a Samsung colocou, tornando-o compatível com qualquer aparelho Android, mas mesmo assim tem suas limitações. Em nossos testes aparelhos equipados com os processadores da MediaTEK não conseguiram abrir o aplicativo de forma estável.

img_4779

Após emparelhar a Gear 360 com o seu dispositivo, você irá conseguir visualizar ao vivo o que a câmera está capturando, ativar ou desativar o HDR, ajustar o balanço de branco e ajustar o ISO, além de poder escolher se quer capturar apenas com uma lente entre outras milhares de funções.

Qualidade de imagem e vídeo

img_45711

A qualidade de imagem da Gear 360 é impressionante. A nitidez dos pequenos detalhes deixa qualquer câmera 360 para uso pessoal, morrendo de inveja. Graças aos dois sensores de 15 MP com ângulo de 180°(30MP fotos em 360°) com abertura de f/2.0.  A qualidade da imagem é surpreendente quando visualizada de um smartphone, mas quando você visualiza o mesmo conteúdo em uma tela maior é possível ver distorções e ruídos em algumas áreas da foto até mesmo em ambientes com boa iluminação, fotos em ambientes com pouca luz possuem resultados satisfatório porem com alguns distorções e ruídos ficam mais aparentes.

360_03291_stitch_xhc

Vídeos feitos a partir de um único lado da Gear possuem a resolução de máxima de 2560 x 1440 (4K), mas quando a imagens dos dois sensores são combinadas para gerar um vídeo em 360 a resolução sobe para 3840 x 1920. Algo que me deixou bastante frustrado é que não importa que você esteja gravando em 360 ou 180 graus, a Gear vai dar algumas “bugadas” e seu vídeo pode ficar lento do nada ou começa a pular os frames, mesmo que a junção seja feita via aplicativo da Gear ou software pelo software de edição da Gear para PC.¹

Veredito

A Gear 360 é uma ótima câmera, encontrar motivos para não gostar dela é mais difícil que encontrar uma agulha no palheiro. A qualidade das câmeras é excepcional, seu corpo é rígido e passa bastante firmeza, e seu design é impecável.

Para os amantes de tecnologia a Gear 360 é um sonho, mas seu preço não é nada agradável, pesquisando bem você consegue encontrar ela por cerca de 2 mil reais, um investimento muito grande para poucas aplicações no dia a dia de um pessoal “normal”, se você tiver uma produtora de vídeos a Gear 360 é uma ótima escolha, se fomos comparar com outros modelos disponíveis no mercado nacional a Gear 360 ganha por vários motivos. Primeiro, ela gravar vídeos em 4K, segundo ela é a única com certificação IP53 que protege ela de respingos de água e contra poeira, terceiro ela possui um pequeno visor que permite você configurar com facilidade a e alterar entre os diferentes modos sem precisar que ela esteja conectada a um celular

¹ após uma série de testes descobrimos que o motivo desse problema é que o Micro SD que recebemos junto com a Gear não atende os requisitos mínimos da câmera
*Nosso site não suporta a exibição de fotos e videos em 360
Clique aqui para comentar ( )