Capa Intuos Art DC
Tecnologia

Análise Intuos Art

Há alguns anos a Wacom dividiu a linha Intuos em duas partes, de um lado a linha Intuos voltada para os profissionais da área de designer e a outra parte voltada para os amadores e para aqueles que buscam uma mesa gráfica boa com um preço mais acessível. Para esse público a Wacom desenvolveu uma linha com um design diferenciado e com menos recursos, no ano de 2015 foi anunciada 4 mesas gráficas “diferentes” para atender a necessidade de cada um, que são a Draw, Photo, Art e Comic.

As 4 mesas gráficas são idênticas¹, porem cada uma vem com um pacote de software especifico. A Intuos Art que recebemos para teste vem com o Corel Painter Essentials 5, a Intuos Photo vem com o Corel® PaintShop® Pro X8 e o Corel® Aftershot® Pro 2, a Intuos Draw vem com o software ArtRage Lite e a Intuos Comic vem com o Clip Studio Paint Pro e o Anime Studio® Debut 10

A unidade que recebemos foi a Intuos Art media, mas também e possível encontrar ela no tamanho pequeno. Na minha opinião o tamanho da Intuos Art media é perfeita para editar fotos e desenhas, há espaço suficiente para sua mão deslizar sobre o painel sem qualquer problema. Me adaptar com a Intuos foi difícil no início, mas com o tempo eu peguei a manhã e fui me adaptando, na edição de fotos ela ajudou bastante.

Intuos Art

Na parte superior a 4 botões que de fabrica funcionam como Shift, Alt, Ctrl e a tecla Windows, mas é possível alterar a função de cada um de acordo com cada programa de edição e com o uso geral, na caneta há 2 botões que funcionam como botão direito e esquerdo do mouse, entretanto também é possível mudar as funções de cada um através do próprio software que a Wacom disponibiliza para Windows e Macs.

Uma coisa muito legal na Intuos é a possibilidade de usar ela como uma enorme touch pad com suporte a gestos multi toque, para evitar possíveis acidentes enquanto você estiver desenhando há um pequeno interruptor na borda na superior que permite ativar ou desativar a função. Se você é daqueles que odeia fios a Wacom possui um kit Wireless, mas infelizmente não tem no Brasil

IMG_3750

Agora vamos falar de usabilidade? A caneta da Intuos Art possui 1024 níveis de pressão, o que isso significa na hora de fazer um desenho? Na hora em que você for retratar seus desenhos a caneta consegue identificar a pressão exercida na ponta e avisa ao seu programa de edição para deixar o traçado mais grosso ou fino, que resultara em desenhos com traços mais precisos.

Caneta Wacom Intuos

A Caneta é bem confortável de se usar, possui dois pequenos botões que podem ser configurados para realizar alguma função ou acionar algum recurso no programa de edição que você usa, além disso você pode configurar os botões da caneta para funcionar de maneiras diferentes em cada programa compatível com a mesa gráfica, o mesmo vale para a mesa, cada botão pode ser configurado para funcionar de maneira distinta em cada programa.

Capa Intuos Art DC

Sobre a mesa o seu acabamento fosco na área ativa da mesa faz com que ela suje mesmo e não fique com marcar de gordura com facilidade, deslizar a mão sobre ela e bem suave e você pode descansar sua mão mesmo com a touch da mesa ativado. Vamos falar de coisa boa? Vamos falar de por ela em uso, eu até arrisquei em fazer alguns desenhos, mas não rolou, deixei essa tarefa para meus colegas do DC o Eric que é nosso Diretor de arte,  e para  Laila Arêde que é nossa colunista na área de ilustração, fotografia e inspiração.

sketch2

Feito por Laila Arêde

Incríveis né ? Se voce quiser ver mais desenhos dos dois é so visitar a pagina deles no facebook: Da Laila clique aqui  e do Eric clique aqui 

Vale a pena?

A Intuos Art é uma mesa gráfica de nível profissional porem por um preço bem em conta. Para quem possui uma mesa gráfica antiga e tem planos de fazer um upgrade a Intuos Art é muito recomendada, ela mantem a a mesma qualidade e desempenho parecido ao da linha Pro, porem com configurações mais básicas. Mas caso você estiver começando a se aventurar nessa área de desenhos e seu sonho e adquirir uma mesa gráfica mas o valor é muito alto eu te recomendo a adquirir a One by Wacom, ela possui um preço bem mais em conta que a Intuos Art.

Confira alguns detalhes da Intuos Art

 

¹ A Intuos Draw não possui suporte a Multi toque
Clique aqui para comentar ( )