Entretenimento

Analise My Passport Wireless

Em setembro de 2014 a fabricante de unidades de armazenamento Western Digital, anunciou o HD externo com rede Wireless e com leitor de cartão SD embutido, nomeado de My Passport Wireless. Junto com ele foi anunciado o aplicativo My Cloud , que permite acessar o remotamente o conteúdo do My Passport entre diversos outros produtos da marca,  sendo possível visualizar fotos, vídeos e arquivos de áudio da unidade através do celular ou tablet sem a necessidade de cabos.

Design

O My Passport Wireless possui o corpo todo feito em plástico, que da a leve impressão de ser frágil, por ser um HD externo projetado para estar em diversos momentos e não apenas no escritório.

IMG_2127mypass design

O Design dele e mais puxado para a linha da “for Mac” da WD, com bordas cinzas e a parte superior preta, ele e o mais grosso da linha da linha My passport wireless, já que ele conta com 2TB de armazenamento, mas essa espessura não e só devido a quantidade de Terabytes que ele possui e sim é devido ao slot do SD card que ele tem, e o fato dele ter uma bateria interna para o alimentar o HD e o roteador enquanto você estiver usando ele através da rede sem fio .

 

Configurações

O My Passport Wireless é super fácil de se usar. Já que é necessário apenas ligá-lo, baixar o aplicativo My Cloud que esta disponível para Android e iOS, conectar seu dispositivo na rede sem fio do My Passport, em seguida, abrir o aplicativo My Cloud e fazer os primeiros ajustes. Ou como já acontece  e de costume nos produtos da WD, existe um painel de controle você pode acessar através do link: http://mypassport.local/UI/, que permite gerenciar diversas configurações do My Passport Wireless, a mesmas podem também ser editadas através do aplicativo My Cloud. A partir de realizar os primeiros ajustes você pode conectar ele a sua sua rede wifi da empresa ou de casa permitindo que os seus dispositivos conectados fiquem conectados a internet.

My Cloud

Após baixar o My Cloud na Google Play ou App Store, e se conectar com a rede sem fio do My Passport. Já é possível visualizar e navegar rapidamente pelos arquivos que vêm pré-carregados nele. Algo muito legal do My Passport Wireless e que ele funciona como um hotspot móvel, que permite com que você continue conectado à internet mesmo depois de estar conectado a sua rede sem fio. A Internet através dele não e ruim não, caso você estiver em um lugar que o sinal de rede sem fio esteja fraco ele funciona como um ótimo amplificador de sinal. Em todos os testes que eu fiz não tive problema nenhum em acessar a internet através dele.

IMG_2117mypass app

 

Interface

Ele possui uma interface simples e fácil de se mexer, logo que você abre o aplicativo já aparece a pastas com os arquivos que possuem na unidade, na parte superior uma barra que agrupa os arquivos partir do formato, tipo: Imagens, Música e Vídeo, esse agrupamento e ótimo para aqueles que não sabe em qual pasta colocam tal foto, outra coisa que facilita muito o uso e a opção de buscar do próprio aplicativo.

mycloud

O “painel de controle” do My Passport e a parte mais organizada do aplicativo, sendo possível ver quantos gigabytes fotos, músicas, fotos e outros arquivos estão ocupando a memória da unidade, além de mostrar quantos gigas a disponível ainda. Também e possível ver quanto de bateria ainda tem e optar em ter desempenho na unidade ou reduzir o processamento da unidade, que reduz o consumo de energia da unidade e te dá mais tempo de bateria. A parte Wi-fi permite com que você conecte a sua rede sem fio doméstica, e também configurar a senha e o nome da rede do My Passport.

app mycloud

O grande destaque e a opção de importa os dados de um cartão SD para unidade, que é um dos recursos mais legais da unidade, se você for fotografo e sempre bom ter o backup das suas fotos o mais rápido possível para evitar possíveis perdas né! O My passport faz backup e todo o cartão SD assim que ele e plugado na unidade, o mais legal também e que você pode voltar a usar o cartão SD e por ele de novo que ele só vai fazer backup das fotos que foram

IMG_2154mypass sd

Usabilidade

Navegar no aplicativo pelo aplicativo é bastante simples, mas poderia ser melhor. Navegar pelas pastas pode requer um pouco de paciência quando você estiver usando ele pelo aplicativo, pois para acessar uma pasta pode demorar alguns segundos ate minutos dependendo do tamanho dela, outra coisa e visualizar fotos, para abrir uma foto se prepara, que vai demorar dependendo da foto demora cerca de um minuto, mas é algo relativo. Algo que pode agradar muitos e a opção de streaming de vídeos do My passport Wireless, que funciona muito bem, para abrir um filme demora pouco menos de 10 segundos o vídeo já este pronto para ser reproduzido, e sem lags ou travamentos, o streaming permite com que até 4 pessoas possam assistir o mesmo filme tempo.

IMG_2145mypass srre

Teste de velocidade

O disco rígido do My passport wireless e um tradicional de 5400rpm, porem seu hardware foi otimizado à tecnologia USB 3.0, transferência de dados para o My Passport Wireless é rápido, nos teste que eu realizei com o AJA, ele obteve resultados como: 103 MB/s para gravação e leitura de um arquivo de 16GB e no meu teste, o seu disco rígido do seu computador pode atingir menos de 50 MB /s.

Captura de Tela (34)

 

Veredito

O My Passport Wireless é ótimo para você que sempre liberar espaço no seu smartphone ou tablet, ou para você que é fotografo e quer sempre ter os dados do seu cartão SD salvo e ter acesso “rapidamente” aos arquivos dele sem precisar ter um computador por perto. Mesmo que ele seja um ótimo HD externo ele não e perfeito, e precisa ainda de muitos updates para ficar melhor, um dos principais os problemas é no momento da visualização das fotos pelo aplicativo, que requer um pouco de paciência e tempo, quando o assunto e reprodução de vídeos ele se sai muito bem, sem lags e a qualidade de reprodução e extremamente boa

Caso sua intenção seja usar ele como um servidor DLNA para transmitir o conteúdo dele para sua TV, e para realizar backups, o My Passport Wireless e a melhor opção.

 

Clique aqui para comentar ( )