IMG_3143
Tecnologia

Análise WD My Cloud

O My Cloud é uma unidade de nuvem pessoal com 2TB, 3TB e 4 TB ele veio para comprar brigar com os NAS tradicionais e com os serviços de armazenamento em nuvem como por exemplo Dropbox, One Drive e Google Drive. Ele e muito parecido com um NAS tradicional, entretanto ele possui uma serie de aplicativos que permitem com que você acesse remotamente sua unidade mesmo que você esteja do outro lado do mundo.

Design

Ao longo dos anos a WD trouxe diversas melhorias no design de seus produtos, em 2013 com o anuncio do novo design do My Book que é uma linha de HD externo para backup via cabo USB, foi anunciado o My Cloud, uma linha de Nuvem pessoal que você consegue ter acesso via rede sem fio ou rede cabeada, ambos contam com o mesmo design, com cantos arredondados, acabamento clean e minimalista.

IMG_3174

O My Cloud e muito compacto, e cabe em qualquer lugar da sua casa ou empresa. Ele possui 17cm de altura, 5 cm de largura e 14cm de profundidade e pesa apenas 960 g, é bem menor que um NAS (Network Attached Storage) voltado a pequenas empresas.

Usabilidade

O My Cloud possui versões de 2 TB, 3 TB e 4 TB, e é uma das melhores opções de nuvem pessoal disponível no mercado. Além de salvar os dados que são adicionados manualmente, faz backup dos seus arquivos automaticamente pelo próprio software da WD que está disponível tanto para Windows e Macs. Na parte traseira do aparelho existe uma porta USB 3.0 que permite adicionar mais memória ao My Cloud, ou fazer download diretos em um pendrive ou HD externo.

IMG_3140

Algo que merece destaque é a possibilidade de ter acesso remoto aos arquivos do My Cloud de qualquer lugar do mundo via Android e IOS. O acesso remoto permite com que você faça download, adicione arquivos, visualize fotos e faça streaming de músicas e vídeos. Além disso, ele faça backup de suas fotos automaticamente para o My Cloud assim que você tiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Configurações

Quando se fala em uma nuvem pessoal você já deve pensar o quanto difícil e configurar e ter que montar uma rede, e um monte de outras coisas né! O My Cloud é super fácil de se configurar, é só plugar ele no roteador de sua casa, configurar o usuário e a senha, ver o que vai ser público ou privado, e já está pronta sua nuvem pessoal com servidor DLNA e iTunes. Praticamente é isso.

IMG_3104

O usuário deve conectar o My Cloud ao roteador de sua casa através do cabo de rede que o acompanha no kit, liga-lo, acessar o /WDmycloud e seguir os passos do assistente de configurações. Nele é possível configurar o nome e senha do seu usuário, além de ser possível adicionar outros usuários para terem acesso remoto a nuvem.

Captura de Tela (69)

A WD fez uma interface limpa e fácil de se mexer. Logo quando você abre o painel, já aparece a capacidade disponível, o quanto que tipo de arquivo está ocupando, a versão do firmware, quantos dispositivos estão conectados entre várias outras coisas.

Pelo PC a WD possui uma infinidade de programas para tirar o máximo do se My Cloud. Entretanto mexer nesses programas, pode se torna uma tarefa complicada. O jeito mais fácil de transferir e visualizar seus arquivos é através do próprio explorador de arquivos do Windows. Mas caso você precise manter seus arquivos protegidos, existe o SmartWare da WD que faz o Backup dos seus arquivos automaticamente no My Cloud.

Teste de velocidade

Para tirar o maior aproveito do My Cloud é necessário um roteador com a interface gigabit, para alcançar o máximo de desempenho, optamos por realizar o teste conectando o produto diretamente ao computador, já que nossa de nossa rede não tem suporte para tal velocidade.

Em nossos testes via cabo, ele obteve os seguintes resultados: Na gravação de um Filme em FULL HD de 2GB ele alcançou 73MBps e na leitura do mesmo ele chegou a 78MBps

Veredito

Com um único só golpe o My Cloud acertou os serviços de nuvem, unidades NAS e unidades de backup. O My Cloud e um ótimo investimento e vale cada centavo gasto com ele, saber que seus dados estão salvos em sua casa, sem o risco ter algum serviço secreto de olho e neles e tranquilizador :P

A WD continua fazendo diversas melhorias em seus aplicativos e no firmware de seus produtos, durante os nossos teste o aplicativo My Cloud para Android houve diversas melhorias e ficando mais estável perdeu a necessidade de ter um aplicativo externo para fazer o stream de vídeos.

Clique aqui para comentar ( )