zengo
Tecnologia

Análise Zenfone Go

A ASUS anunciou  Zenfone Go em Outubro de 2015, ele é um smartphone de entrada voltado a consumidores que procuram desempenho em um celular com tela grande, funcionalidades incríveis por um preço justo. O preço sugerido pela ASUS para ele é de  R$ 799 porem ele pode ser encontrado por R$719,00 em algumas lojas do varejo. Ele esta disponível em cinco opções de cores: preto, branco, azul, dourado e vermelho.

Design

O Zenfone GO acompanha o mesmo design encontrado no Zenfone 5 porém mais refinado e um corpo menor. Ele tem cerca de 9,98 mm de espessura no meio do aparelho e 5,2 mm nas bordas, deixando a traseira com um design mais ergonômico. Sua traseira e feita em Policarbonato com um revestimento levemente emborrachado para ter uma melhor aderência na hora de segurá-lo. Na parte frontal ele continua trazendo os botões capacitivos que já são característicos da linha Zenfone e logo a baixo tem um detalhe em alumínio com emblemático design de círculos-concêntricos da ASUS que está presente em vários produtos da marca.

IMG_8703

Outra melhoria que a Asus fez em comparação com o Zenfone 5 foi mudar o posicionamento dos botões de volume e do botão Power que ficaram em uma posição de fácil acesso.

IMG_8696

A tampa traseira do Zenfone Go e removível e o usuário tem acesso aos slots do Chip da operadora e do cartão de memória. Diferente do Zenfone 5 o usuário pode remover a bateria do aparelho e substituir por outra sem problemas.

Tela

Por ser o sucessor do Zenfone 5, ele conta com um painel de 5 polegadas LCD  com a resolução HD de 1280 x 720 Pixels, com uma densidade de 294ppi que traz ótimos ângulos de visão. Tudo isso protegido por um vidro Corning Gorilla Glass 3 que protege contra riscos e pequenos impactos. A tela proporciona uma ótima experiência ao usuário entregando uma qualidade de imagem, cor e contraste favorável.

IMG_8688

Além disso ele conta com um assistente de imagem o MiraVision da própria Media TEK que ajusta as configurações da tela em 3 modos, Vivido, padrão e usuário. Na Opção usuário você pode configurar o brilho, contraste, saturação e outras coisas afim de deixar as configurações do jeito que você quer. O perfil que eu mais gostei foi o Vivído que deixa as cores mais vivas e o contraste mais alto.

Mesmo possuindo o mesmo tamanho de tela do Zenfone 5 a Asus Conseguiu aproveitar bastante o espaço dessa vez, deixando as bordas laterais e a borda superior mais fina que acaba ajudando na hora de usar.

Software

O Zenfone Go e o primeiro da linha a sair de fábrica com o Android Lollipop 5.1. Rodando a interface da Zen UI da própria Asus a empresa optou por não mexer muito no Android 5.1 deixando alguns detalhes do jeito que é. Outra mudança foi a retirada de alguns recursos que tem nos atuais modelos da marca como por exemplo, o botão de fechar todos os aplicativos, tirar print pelo botão de multi tarefa, modo criança entre outras coisas.

Screenshot_2014-12-31-22-01-48 Screenshot_2014-12-31-22-01-54

A interface da Asus e muito bonita e intuitiva e tem diversos recursos que ajudam bastante no nosso dia a dia como por exemplo o Zen Motion que você pode desbloquear a tela e bloquear apenas com duplo toque na tela, você também pode abrir um aplicativo com a tela desligada apenas desenhando a letra na tela.

Screenshot_2014-12-31-22-04-44

Performance

O Zenfone GO foi desenvolvido para ficar mais longe da tomada porem sem ter a necessidade de ter uma bateria maior. A Asus optou em colocar o processador da Media TEK MT6580 quad-core de 1,3 GHz pois possui uma ótima eficiência energética e possui uma performance satisfatória com as atividades rotineiras. Além disso Zenfone GO possui 2 GB de memória RAM e uma GPU Mali-400 que não decepciona no dia-a-dia.

Screenshot_2016-02-23-15-03-26

Na hora de rodar jogos como Asphalt 8, Castle of illusion e GTA San Andreas ele não travou nem apresentou grandes engasgos enquanto rodava os jogos a única coisa relevante é a queda de FPS e os detalhes que não aparecem bastante. Quando o Zenfone Go foi anunciado a Asus fez um compromisso de não fabricar mais aparelhos com 8GB de memória interna apenas com 16GB isso e um ponto legal já que o Android pega cerca de 5GB da memória e restando apenas 11GB Livre para o usuário.

 

Teste do Antutu

Screenshot_2016-02-25-10-07-03 Screenshot_2016-02-25-10-08-16

 

Câmera

A Asus optou em colocar a mesma câmera que se encontra no Zenfone 5 porem com uma abertura maior, fazendo com que entre mais luz para o sensor. Em nossos testes a câmera se mostrou muito boa em ambientes externos na luz do dia com pouco ruido e com as cores bastante saturada e com o contraste muito alto. Em ambientes internos a câmera apresenta um pouco de ruido mas nada muito grande.

IMG_8716

A camera frontal possui apenas  2MP e entrega uma qualidade razoável na hora de tirar uma selfie em ambientes internos, em ambientes externos com forte densidade da luz a imagem fica com menos. A Asus usa seu próprio software de câmera que possui diversos recursos interessante para você poder tirar o maior proveito da câmera alguns desses recursos são: HDR, Animação em GIF, Câmera lenta, embelezamento, Efeitos e remoção inteligente.

Além desses recursos a Asus colocou um aplicativo muito legal que é o PhotoCollage que tem diversos recursos legais. Nele e possível fazer várias coisas como grade de fotos, colocar “adesivos”, fazer capa de revista e até edições mais complexas como por exemplo

Little Planet

1456145302114_fx

 

Worm Hole

1456146261133_fx

 

Color Lab (que destaca apenas uma cor e deixa o resto em escala de cinza)

1456146068211_fx

 

Bateria

A bateria do Zenfone Go possui 2.070mAh mesmo possuindo uma quantidade de mAh menor que a bateria do Zenfone 5 que possui 2.110 mAh ele possui uma autonomia muito maior sendo possível passar cerca de 9 horas longe da tomada, isso e um enorme avanço se comparamos com o Zenfone 5. Esse avanço graça a decisao de trocar o processador Intel por um Media TEK que possui um gerenciamento de energia mais eficaz, alem disso a Asus fez co que a Zen UI consumisse menos energia.

IMG_8710

 

Veredito

O Zenfone GO ele e bem interessante para quem quer ter um celular que a bateria dure bastante tempo e que tenha um tela grande a câmera não e aquelas coisas mais entrega um resultado aceitável, a Zen UI e muito fácil de usar e intuitiva você acaba se acostumando muito fácil e dificilmente vai querer trocar. Caso você tenha um Zenfone 5 e gosta de desempenho, trocar pelo Zenfone Go não e a melhor alternativa você pode investir um pouco mais e pegar um Zenfone 2 laser ou ate mesmo o Zenfone 2 16GB.

 

Clique aqui para comentar ( )