Apple-24-bits
Notícias

Apple anuncia novas versões do iOS, Mac OS X e Watch OS em 15ª edição do WWDC

Aconteceu nesta segunda-feira (08), a 15ª edição Apple Worldwide Developer Conference (WWDC).Como é de costume desde o ano de 2003, a apple anunciou as mais novas atualizações para seus dispositivos e, como a a família de gadgets da maçã tem crescido cada vez mais com o decorrer dos anos, as novidades não foram poucas. Para quem não assistiu à conferência na íntegra, vamos explorar cada uma dessas novidades.

iOS 9

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Isso mesmo, a mais nova versão do sistema operacional da apple foi anunciada e contempla todos os aparelhos que já rodam a versão 8 do sistema. A estética não mudou muito nas telas iniciais e de bloqueio, mas os aplicativos nativos sofreram modificações.

Aparelhos compatíveis (Foto: Divulgação)

Aparelhos compatíveis (Foto: Divulgação)

iPhone

O Siri foi aprimorado, e novas funções foram implementadas, tornando o recurso muito mais inteligente. Mas vamos ao que realmente importa, que novas funções são essas?  Vamos lá, agora o assistente de voz não se limita mais apenas a responder perguntas, ele também toma decisões sozinho, como por exemplo iniciar o aplicativo de musica ao plugar o fone, ou iniciar a leitura de um audiobook, caso ele perceba que o usuário entrou no carro (particularmente eu não sei até que ponto isso é bom ou ruim). A integração com aplicativos também melhorou, dependendo do app que você quiser usar, poderá executar algumas funções por comando de voz (antes só era permitido abrir os programas), ao abrir o aplicativo de fotos por exemplo, basta dizer quais fotografias deseja encontrar e a Siri faz o trabalho por você.

Agora feixes de luz tomam o lugar das ondas sonoras, ao falar com o Siri (Foto: Divulgação)

Agora feixes de luz tomam o lugar das ondas sonoras, ao falar com o Siri (Foto: Divulgação)

O aplicativo de e-mail também recebeu atualizações, agora ele identifica os destinatários mais usados e os coloca numa barra se sugestão, dinamizando o processo.

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

O aplicativo Passbook, passará a se chamar carteira, e funcionará com o Apple Pay. Uma tentativa da apple de erradicar o uso das carteiras convencionais, basta estar com seu telefone e você poderá pagar suas contas através dele, desde que o estabelecimento onde esteja seja credenciado. Segundo a própria Apple o número de estabelecimentos que aderiram o Apple Pay têm aumentado. Mas nem se empolguem o serviço só está disponível nos EUA, com chance de expansão para o Reino Unido em Julho. A promessa da empresa de cupertino é que quando o recurso chegar à Londres, até passagens de ônibus e metrô poderão ser pagas via aplicativo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sempre pensou em usar seu iPhone como o antigo Paint até hoje presente nos computadores com Windows? Agora você pode! O Aplicativo notas permitirá desenhos (útil? Comentem!).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Outra grande modificação do sistema será a do aplicativo Mapas. Se você, como eu, só teve dor de cabeça ao sofrer, lá no iOS 5, a atualização obrigatória, do até então nativo google maps para o aplicativo feito pela própria Apple ficando super decepcionado ao se deparar com o desempenho do mesmo e mais ainda por ter que gastar memória baixando novamente o google maps, porque não pode excluir o aplicativo da Apple,  é bem provável que essa modificação só reafirme o que você pensava naquela época. A Apple adicionou ao aplicativo um recurso que já existia no google maps e ainda fez alarde com isso, que são os trajetos de metrô e ônibus.Felizes com a notícia? Não tão rápido, o novo recurso não funciona no Brasil, nem tem previsão para chegar por aqui. Parece  até que a necessidade de sempre mostrar uma nova versão do sistema todo ano, faz com que apple lance versões interditadas de seus aplicativos nativos. Exemplo disso o Siri que só chegou em português recentemente. Estéticamente falando a nova interface mapas lembra muitoa barra de tarefas do Touch Wiz do Galaxy S5, da Samsung.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quem está sempre antenado vai gostar de saber que a apple, assim como a microsoft já havia feito com o aplicativo Notícias, no Windows Phone, lançou sua própria “versão do Flipboard”, a qual nomeou de Apple News. Como vocês já devem ter suposto é um aplicativo que reúne diversas noticias de grandes veículos em um só lugar.

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

De acordo com a Apple o gerenciamento de bateria também melhorou nesse novo sistema, fornecendo um ganho de até três ou quatro horas em alguns dispositivos.

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

 Mas a novidade mais bacana deixei para o final. O novo sistema da apple possui apenas 1,6 GB, contra os 4,6 GB do iOS 8. Donos de iPhones com apenas 8GB de memória interna podem vibrar, porque finalmente seus dispositivos vão poder se tornar mais utilizáveis. Afinal… ter apenas 3GB para dividir entre aplicativos, fotos e vídeos, na era do Whatsapp é, no mínimo, complicado.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

iPad

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O iPad recebeu grande atenção 15ª edição do WWDC, como de costume o tablet recebe todas as atualizações disponíveis para o iPhone, mas possui também recursos exclusivos. Quem ficava meio chateado de não conseguir realizar algumas tarefas do cotidiano ou de escritório por conta das limitações do iOS nos iPads, pode se animar com essas novidades.

Segundo estudos da própria Apple muita gente substituiu o uso de computadores por tablets e com intuito de deixar essa experiência ainda mais funcional, a apple implementou recursos de Trackpad (o mouse do notebook) nos tablets. E pela primeira vez os usuários de iPad vão poder dividir a tela do dispositivo e usar dois aplicativos ao mesmo tempo (Tava na hora né?)

Vídeos em Streaming agora também poderão ser executados ao mesmo tempo que outros aplicativos. Eles serão exibidos em uma tela em miniatura, semelhante ao que acontece na linha Galaxy, desde o S3.

iPod Touch

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O filho perdido da Apple, o iPod Touch 5ª Geração, também integra a lista de dispositivos que serão atualizados. Como possui o mesmo hardware do iPhone 5, isso já era esperado.

Mac OS X El Capitan

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Assim foi chamado o mais novo SO que rodará nos computadores da Apple. Segundo o vice-presidente de Software e Engenharia da Apple, Craig Federighi, a nova versão oferecerá mais performance, sendo a execução de aplicativos até 1,4 vezes mais rápida que no Yosemite, o mais atual OS X.

No El Capitan, a ferramenta de busca de documentos no sistema foi melhorada e posicionada no meio da tela inicial.

O navegador Safari também sofreu algumas modificações. As páginas agora poderão ser exibidas em forma de ícones invés de abas.

A atualização, à exemplo das anteriores também será disponibilizada para todos os usuários de Mac via App Stores, de forma gratuita.

Watch OS

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O mais novo brinquedo dos apple maníacos, o Apple Watch, não ficou de fora das atualizações e, teve a segunda versão se software, o Watch OS 2, anunciada. Agora é possível escolher uma foto do banco de imagens para por na tela de descanso do aparelho.

E-mails também poderão ser respondidos direto do dispositivo e o aplicativo Carteira também estará presente no Apple Watch.

Lançamento

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As atualizações então previstas para o último trimestre do ano. Até lá aqueles que estejam dispostos a se aventurar no novo sistema, podem instalar por sua conta e risco a versão beta (versão de testes), do novo sistema.

Conclusões

iOS

Apesar de bacanas as atualizações não trazem muitas novidades em relação ao que já existe no mercado atual. Vejo tantos usuários de iOS e Android criticarem os aparelhos com windows phone por estarem atrasados em relação as novidades que tem aparecido no mercado, no entanto eu percebo que Apple cada vez mais segue o mesmo caminho.

Talvez por ter conseguido construir um nome muito forte no passado, a empresa agora vale-se mais da marca que dos recursos em si para continuar vendendo seus dispositivos. Claro que o iOS foi pioneiro, claro que é um sistema leve e estável… Mas determinados recursos já deveriam estar presentes há muito tempo. Como a multi-tarefa nos iPads ou as rotas de ônibus e metrô nos mapas.

A atualização, claro, vale a pena, principalmente por conta do tamanho 1,6 GB, que é 3GB menor que o atual iOS. Se todos os recursos atuais forem mantidos e novos recursos acrescentados com um decréscimo do espaço que o sistema ocupa isso é uma verdadeira vitória para a maçã. Mas quando se tratam de recursos, não espere nada demais.

Outro ponto positivo a se frisar é a evolução do assistente de voz, Siri. Apesar de para mim não fazer muita diferença, a nova tecnologia empregada, pode impressionar. Fazendo com que muita gente (inclusive eu), passe a fazer uso do assistente.

Mac OS X

Se a promessa de ganho de performance for verdadeira, ela por si só já é suficiente para justificar uma atualização assim que for lançada. E já dizia o ditado, “de graça, até injeção na testa”.

Watch OS

Como o dispositivo chegou no mercado agora, pode parecer que a atualização não trouxe muitos avanços. Mas na minha opinião devemos ir com calma, nesse quesito, a empresa assim como os usuários, estão passando por uma fase de teste. A empresa está aprendendo o que falta e o que é desnecessário no gadget, por isso parece que a evolução é mais lenta.

O Conselho de amigo, se você não for muito entusiasta é esperar a segunda versão do Apple Watch. Com certeza ela virá muito mais robusta e apresentará uma série de melhorias.

Clique aqui para comentar ( )