Fotolia

Aprenda a criar Ações no Photoshop

Se você faz atividades repetitivas no Photoshop ou tem que aplicar um ou mais efeitos ou tratamentos em muitas imagens, você precisa conhecer as Ações. Recursos ideais programáveis para reproduzir comandos através de “um clique”. Tudo que precisa fazer é gravar uma vez o que deseja, por exemplo desaturar uma imagem, ou alterar o brilho e contraste e depois aplicar em outros documentos.

É possível executar as ações através de atalhos, em um ou mais documentos, dentro ou fora do software! Comandos como zoom, abertura e fechamento de painéis, menus, etc, não serão registrados. Tudo que fizer de aplicação nos documentos sim, como tratamentos, efeitos, alterar tamanho, modo de cores, etc. Não precisa se preocupar com o tempo que levará para registar a ação, pois no momento da execução, o Photoshop fará tudo para você no tempo dele, e se forem muitos arquivos você terá mais tempo para tomar seu cafezinho =D.

No vídeo, ensinarei a criar, editar e executar ações simples e em lote (em vários arquivos) com exemplos de tratamentos, efeitos, modificação do tamanho de arquivos e direcionar para pastas específicas.

Gostou? Então confira nossa vídeo aula!

Atenção: Ao executar ações em lote e pedir para salvar em algum local específico, verifique se seus arquivos possuem mais de uma camada. Exemplo: Você tem 100 imagens em alta e quer salvar em JPEG numa pasta em baixa com algum tratamento para enviar ao seu cliente. Se um ou mais arquivos possuírem mais de uma camada, o Photoshop perguntará em qual formato quer salvar, porque assim, se tornará num arquivo editável (PSD), deste modo pode prejudicar no tempo da execução da ação. Em cada arquivo abrirá uma caixa de diálogo, portanto na dúvida, mescle das camadas.

Até a próxima pessoal!

Clique aqui para comentar ( )