Artes

Arte, manifesto assim!

O atual cenário é a rua, as manifestações nas principais cidades brasileiras estão sendo manchetes na imprensa. Diferentes são as maneiras encontradas para protestos: cartazes, gestos, palavras, desde que chame a atenção, desde que registre ao mundo. Muito se fala de linguagem e forma de expressão, a mais significativa delas e que muitas vezes passa despercebida em seu significado é a pintura corporal.  Uma manifestação cultural presente em várias sociedades.

Quem participou ou ainda vai participar da movimentação vai ver que a pintura corporal presente é para expressar ideias, enfatizar o desejado nas imagens e fazer referências sócio-culturais. É impossível olhar esses rostos pintados e não remetermos a um passado não muito distante em que nossos pais mudaram a história.

A arte sempre registrou a história, a pintura corporal é então mais que uma mera característica de manifestação cultural da humanidade, é parte integrante da formação da maioria das sociedades.

imp - Cara Pintada (1) imp - collor cara pintada imp - foracollor1

Tal arte esteve inserida em diversos momentos por toda a história da humanidade, em nosso meio vem sendo utilizada de diferentes formas e com diferentes intuitos. Com intenções básicas, comuns a todos os tipos de manifestação da mesma, são em estádios de futebol, festas, desfiles, campanhas publicitárias. Como vocês podem ver a campanha a seguir.

Clique aqui para comentar ( )