olhos
Artes

Arte sobre as pálpebras

Olá leitores!

Com certeza vocês já ouviram a famosa frase “Os olhos são as janelas para a alma.” Frase essa usada e interpretada de diversas maneiras. Olhos que já se fecharam para imaginar histórias, olhos que vislumbraram sonhos, olhos que planejaram coisas, olhos que idealizaram a realidade. Sim, seus olhos tem poder! Com eles você contempla diversas situações boas ou ruins no cotidiano. Com eles você transforma seu mundo!

É, hoje falaremos de arte, design, ilustração, maquiagem e muita, muita criatividade! Acredito que vocês já devem ter visto algo sobre a artista Tal Peleg, para quem não conhece ela é natural de Israel, tem 30 anos, formada em Comunicação Visual – Design Gráfico, amante de fotografia, mas seu hobby desde a infância sempre fora a maquiagem. Com um toque de criatividade, Peleg juntou seus conceitos profissionais e a make, e transformou em arte sobre suas pálpebras.

Tal Peleg

Tal Peleg

A israelense começou a fazer arte, dessa forma notou que as pálpebras poderiam ser cenário de algumas imagens juntando as sobrancelhas, a partir de então baseou-se em suas maiores inspirações como contos de fadas, filmes, livros e comidas. Mas ela também trabalha outros temas. Já criou ilustrações que interpretam a demência de sua avó e a história de Anne Frank.

Rapunzel

Rapunzel

 

Anne Frank

Anne Frank

Incrível, hein?! O mais surpreendente é que Tal prefere ilustrar em si mesmo do que em modelos, segundo ela é mais fácil e tem mais paciência. Em entrevista, Tal respondeu algumas perguntas, segue abaixo:

  •  Há quanto tempo você vem fazendo maquiagem, e como você começou?

Tal: eu comecei a brincar com maquiagem quando eu era apenas uma criança. Eu sempre amei fazer maquiagem e fazia de conta que estava em uma sessões de fotos com a minha irmã que tinha como modelo. Quando eu estava no colégio eu participei de aulas de teatro e queria ser atriz, mas eu sempre acabava fazendo a maquiagem para os outros atores. Essa foi uma das minhas primeiras experiências sérias com maquiagem. Mais tarde, eu fui para a escola de maquiagem. Agora eu tenho trabalhado como uma maquiadora profissional há anos. Eu teria que dizer que a maquiagem sempre foi uma das minhas grandes paixões.

  •  O que inspirou você a escolher as pálpebras como sua tela?

Tal: Eu amo a pintura, desde que me lembro. Maquiagem, para mim, é arte – assim como a pintura sobre tela ou papel. Depois que eu terminei a escola de maquiagem passei quatro anos difíceis e exigentes estudando comunicação visual – design gráfico. Depois que me formei, eu tive um tempo difícil até escolher o meu caminho. Devo me tornar uma maquiadora ou uma designer? Na minha maquiagem dos olhos eu tento combinar a minha paixão por design gráfico e maquiagem. Tudo começou quando eu tentei usar a maquiagem como algo mais do que uma ferramenta para fazer as garotas ficarem bonitas – como uma forma de expressar sentimentos ou contar uma história.

Noviça Rebelde

Noviça Rebelde

  • Quais projetos de maquiagem são o seu maior orgulho?

Tal: É difícil para mim escolher, porque eu dou meu coração a cada um deles! Mas se eu tiver que escolher são esses:

O projeto anti-bullying porque ele tem uma mensagem poderosa e um monte de pessoas me disseram que acharam esse trabalho muito emocionante e importante. / O gato preto que brinca com fio é um dos meus trabalhos mais conhecidos; ele foi viral. Ele é dedicado ao meu gato Louis (RIP), por isso é muito sentimental para mim. Eu também adoro o quão simples e minimalista que é comparado com meus outros trabalhos, mas ainda assim muito especial. / A princesa e a ervilha porque eu realmente adoro a forma como ele foi finalizado.

jhgytuiy

Na sequência: Anti-bullying; Gato Preto e a Princesa e a ervilha.

  • O que você mais ama sobre fazer maquiagem?

Tal: Acho a técnica de maquiagem artística e expressiva, e eu adoro a forma como ela pode transformar as pessoas. Além disso, eu realmente gosto de cores e estética que a maquiagem faz sobre tudo isso.

  • Quais os tipos de maquiagem que você usa para fazer as artes? Você usa aerógrafo?

Tal: eu uso sombras comuns, pigmentos soltos, delineadores e Aquacolors. Normalmente eu misturo texturas e brinco com elas, como misturar sombra solta para olhos com água ou gel. Eu uso um espelho para que eu possa ver tudo muito claramente para ser mais precisa com todos os pequenos detalhes.

Pinceis são uma obrigação, é claro! Eu uso um monte de pincéis de maquiagem, mas eu também compro muitos pincéis em lojas de arte para fazer ilustrações em miniatura, preciso dos pincéis mais finos. A maioria das marcas de maquiagem não fornecem tais pinceis. Eu possuo um kit aerógrafo, mas uso apenas para aplicar a base, as vezes. O olho-art é muito preciso para aerografia.

  • Quanto tempo leva para você terminar um olho-art?

Tal: Normalmente demora de meia a quatro horas, depende do desenho. O tempo médio é de cerca de 2:30 horas.

Makeup-Tal-Peleg-vitalmag3

sushi

ojo-sirenita

halloween-makeup-sally

rebastos-blog-tal-peleg-02

perro_gato-530x4941170802_523772077677207_352554209_n_1

Tal-Peleg_17

Nossa, não sei vocês mas fiquei impressionada com os ricos detalhes, a singeleza artística e a delicadeza de Tal, a junção de tudo isso a tornou única. Eu disse que os olhos tem poder, o que você vê isso te move! Tal, com certeza saiu do mundo imaginário dos contos e externou em suas pálpebras o que via. Isso a moveu a fazer algo diferente, que influenciou todos que a conhecem.

:)

Para saber mais sobre Tal Teleg:

Twitter: @Tal_Teleg

Facebook: Tal Peleg Art of Makeup

 

 

 

 

Clique aqui para comentar ( )