capa
Design

Arte urbana

Há algum tempo o graffiti vem ganhando força nas ruas das cidades, sendo usado profissionalmente, com artistas contratados para decorar muros, fachadas, paredes, etc.

O que antes era rotulado apenas como pichação, vivendo na marginalidade, se transformou, ganhou em qualidade, significado, valor estético e hoje conquistou status como uma das formas de ilustração mais moderna, complexa e bela que vemos por aí.

Um exemplo é o trabalho desenvolvido pelo artista português Odeith. Em 2005, ele foi reconhecido, a nível internacional, pelas inovadoras incursões na chamada Anamorphic Art, onde se destacou pelas composições criadas em perspectiva pintadas em diferentes superfícies, como esquinas de 90º ou da parede para o chão, criando um efeito de ilusão óptica.

Atualmente, Odeith assumiu a pintura como atividade principal, tendo criado murais para empresas nacionais e internacionais como a London Shell, a Kingsmill, o Sport Lisboa e Benfica, a Coca-Cola, a Estradas de Portugal, a Samsung, a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Oeiras, entre outras.

Entre os eventos em que participou, destacam-se: Meeting of Styles (Alemanha), Museum of Public Art (Louisiana, EUA), MuBE – Museu Brasileiro da Escultura (São Paulo, Brasil), 1ª Bienal del Sur (Panamá), 2º Aniversário do Museu Coleção Berardo, entre outros.

Confira alguns de seus trabalhos:

Fonte: www.odeith.com

Gisele Monteiro

Clique aqui para comentar ( )