PT_152383
Design

As chuteiras da Copa

Olá, leitores.

Falarei hoje mais um pouquinho sobre futebol. E mais uma vez, o colocando paralelo ao mundo das marcas. Pode ser?

A Copa do Mundo começou na quinta-feira passada, 12 de junho, e com ela já, além de futebol, já podemos ver a guerra das marcas pelas primeiras posições na cabeça (e nos pés) dos consumidores.

Se antigamente a briga por maior aparição ficava evidente apenas nos uniformes, há algum bom tempo as chuteiras é que vêm tendo atenção especial por parte das fabricantes. Foi-se o tempo que as botinas pretas eram exclusividade nos pés dos atletas.

Mas, vamos primeiro dar uma rápida passagem pelas tão veneradas camisas e as três principais marcas patrocinadoras das seleções. Já que a Umbro não veste ninguém nesta Copa, temos “apenas” Adidas, Nike e Puma, entre outras menores.

Todos sabemos que a Adidas é a patrocinadora e fornecedora oficial das Olimpíadas e também a Copa do Mundo Oficial da FIFA e, recentemente renovou até 2030 seu contrato de patrocínio com a entidade, garantindo uma associação que já dura desde 1970, onde fornece desde a bola das partidas até os troféus entregues aos melhores de cada Torneio.

Neste ano, a marca das três listras está presente em 9 das 32 camisas. Não trouxe aqui detalhadamente cada uniforme, para não fica muito extenso o post, mas recomendo uma visita ao site da Adidas. A experiência é bem interessante. Gosto dos uniformes da marca, pois a empresa não usa um template pré-definido para eles, como fazia a maior rival.

alemanha_camisa_copa argentina_camisa_copa camisabosnia_rep colombia_camisa_copa espanha_camisa_copa japao_camisa_copa mexico_camisa_copa nigeria_camisa_copa russia_camisa_copa

A Nike, outra grande, e que bate de frente com a anterior Alemã, veste 10 seleções. Entre estas, “controla” a França, a Inglaterra e o anfitrião Brasil, três das 5 seleções mais rentáveis economicamente. Mas, como uma boa iniciativa, resolveu abolir o tradicional template e apostar em um desenho para cada uniforme. Vence o design e vence o esporte.

inglaterra_camisa_copa_blog holanda_camisa_copa_blog franca_camisa_copa croacia_camisa_copa coreiadosul_69 camisa_portugal_4 camisa_grecia_blog_69 camisa_eua_blog_69 camisa_australia_69 brasil_camisa_copa

A minha preferida e quase sempre me supreende, tanto nos uniformes nacionais quanto internacionais é a Puma. vestindo 8 seleções, já de outras Copas, elas vêm mantendo uma boa parceria com as seleções africanas. E quase sempre apresentando lindos uniformes, com detalhes sempre bem aplicados e trabalhados, valorizando as camisas e, principalmente, diferenciando dos desenhos da Adidas e Nike. Gosto também de como a Puma utiliza as cores em seus projetos.

argelia_camisa_copa camaroes_camisa_copa chile_camisa_copa costadomarfin_camisa_copa gana_camisa_copa italia_camisa_copa suica_camisa_copa uruguai_camisa_copa

Maaaaas. Hoje eu vim pra mostrar chuteiras também. E neste quesito, a Puma foi a campeã. Ao contrário da Adidas e da Nike, que sempre apresentam a tecnologia antes de tudo, deixando o fator estético como o segundo principal atributo, a Puma focou em realmente chamar a atenção visualmente, quebrando paradigmas visuais e mostrando ao mundo como fazer. Não teve nada de verde-limão, de laranja, etc.

A Nikei inovou em termos de engenharia e ergonomia, desenhando modelos com cano alto, ajudando a proteger o calcanhar dos atletas. A Adidas optou por utilizar texturas em preto e branco, causando um efeito legal quando em contraste com o campo.

Captura de Tela 2014-06-16 às 20.49.00 cores-chuteiras-nike-copa1

Já a Puma, foi além e resolveu inovar em termos visuais. Os atletas da marca estão calçando um pé de cada cor. Um rosa e outro azul.

Alguns podem até achar que virou bagunça o fato de usar chuteiras coloridas. Mas creio que para ficar na cabeça do consumidor e gerar rendas para as fabricantes, vale quase tudo. Além do mais, a Puma fez uma bela escolha de cores. Fugiu do padrão cromático costumeiro e inovou ao fazer um pé de cada cor. Os goleiros também foram agraciados, com uma luva de cada cor, combinando com as chuteiras.

Indo um pouco mais além, creio que também é mais um ponto estratégico em termos de marca para Puma que, ao fazer isso, propõe um novo estilo na moda dentro, e quem sabe fora, dos gramados.

PT_152383

chuteira-evospeed-tricks-1  Puma-evoPOWER-Trciks-2014-World-Cup-Boot-5 Puma-evoSPEED-2014-World-Cup-Boot-1 Puma-evoSPEED-2014-World-Cup-Boot-4

chuteira-evospeed-tricks-1 Fabregas-Puma-evoPOWER-Tricks toure Buffon believes Italy can repeat history. In Brazil he will wear the PUMA evoPOWER Tricks boot

Fico por aqui, olhando alguns jogos quando dá tempo, mas sempre fazendo e pesquisando design para trazer aqui no blog. Forte abraço.

Referências:

http://www.designculture.com.br/sobre-futebol-paixao-e-marcas/

http://app.globoesporte.globo.com/copa-do-mundo/as-camisas-da-copa/

http://www.adidas.com.br/futebol

http://www.guiadoboleiro.com.br/noticia/2014/05/31/chuteiras-jogadores-selecao-brasileira-copa-2014-1903.html

http://www.guiadoboleiro.com.br/noticia/2014/04/24/chuteiras-nike-para-copa-do-mundo-amarelo-laranja-vermelho-magista-tiempo-hypervenom-mercurial-1789.html

http://manualdohomemmoderno.com.br/esportes/copa-do-mundo/novas-camisas-das-selecoes-20132014

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/manto-fc/post/agora-sim-todas-camisas-que-estarao-na-copa-do-mundo-de-2014.html

http://brand.puma.com/

Clique aqui para comentar ( )