Design

As inovações arquitetônicas de Shigeru Ban

Vencedor do mais prestigiado prêmio de arquitetura moderna, o Pritzker deste ano (uma espécie de Nobel da Arquitetura), o arquiteto Shigeru Ban tem estilo único e maestria na criação de suas obras, que chamam atenção do ponto de vista estrutural e sustentável. Ele não é só um bom exemplo mas uma fonte de inspiração para os jovens profissionais. A revista Time o listou na sua projeção dos mais importantes inovadores do século 21 no campo do design e da arquitetura.

Shigeru Ban é famoso pelo uso de materiais recicláveis e por seu trabalho humanitário. Uma das suas obras, o pavilhão japonês, parte da Exposição Universal de 2000, em Hanôver (Alemanha), foi enviado direto para um centro de reciclagem após o término do evento. Também participaram do projeto o arquiteto Frei Otto e a BuroHappold Engenharia.

Ban também trabalha com casas para desabrigados e vítimas de desastres naturais, feitas de tubos de papelão reciclados. Esse admirável trabalho social é o assunto da sua palestra TED, que já ultrapassa 1 milhão de visualizações (e tá lá no fim do post).

Aqui você pode ver alguns detalhes dessas casas e abrigos:

O uso do papel e de tubos de papelão, porém, não se limita às construções para refugiados e desabrigados: este material está presente em praticamente todos os seus projetos, tornando-se marca registrada do trabalho de Ban. Confira alguns outros projetos:

Catedral de papelão (Cardboard Cathedral), Nova Zelândia:

Casa de papel (Paper House), Japão:

Centro Pompidou-Metz, centro artístico francês, uma de suas obras mais reconhecidas:

Escola primária temporária, China:

 Museu de Arte de Aspen, EUA, um dos seus trabalhos mais recentes:

Para  conhecer mais trabalhos, acesse a página de Ban e bom passeio pelo mundo novo!

Vídeo TED:

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6

Clique aqui para comentar ( )