Artes

As minuciosas esculturas em lápis de Dalton Ghetti

Eu nunca acreditei em dom, muito menos em sorte; solidifiquei essa opinião durante as memoráveis aulas de empreendedorismo na faculdade. Para mim é absurdo acreditar em tal coisa e considero até um insulto ouvir isso. Habilidade e conhecimento vêm com esforço e determinação, simples assim.

Dalton Ghetti é um grande exemplo disso, esse artista brasileiro nasceu e cresceu em São Paulo, indo morar nos Estados Unidos na metade dos anos 80. Atualmente vive na cidade de Bridgeport e, apesar de não parecer, sua renda principal vem de seu trabalho como carpinteiro. Segundo ele, suas pequenas grandes obras não são nada além de um ótimo hobby, servindo perfeitamente para meditação.

O artista se interessa por ferramentas desde pequeno. Logo cedo ele ganhou sua primeira caixa de ferramentas, da qual fez uso para criar seus próprios brinquedos e vários objetos. Nos Estados Unidos, Dalton começou a se interessar pelas pequenas criaturas como os insetos e plantas, o que o levou a esculpir peças cada vez menores.

Graças ao seu esforço e determinação, Dalton alcançou uma habilidade simplesmente incrível, seus artefatos requerem tamanha paciência para serem produzidos que certas pessoas ficariam loucas só de pensar! Para se ter uma ideia, o artista trabalha lentamente em intervalos de uma ou duas horas por dia, fazendo com que alguns de seus trabalhos demorem meses e até anos para serem concluídos. Para esculpir os lápis, não é utilizada sequer uma lupa, apenas uma agulha de costura e uma lâmina triangular.

Como resultado temos lindos trabalhos que dão gosto de ver; é até difícil de acreditar quando se vê pela primeira vez. As esculturas retratam com muito detalhe elementos comuns do dia a dia em uma escala minúscula. Em seu site é possível comprar diversos cartões postais e cartazes com fotos de seus trabalhos; Dalton não vende os artefatos, apenas os expõe em museus e galerias do mundo todo. Confira abaixo algumas de suas obras-primas:

Fonte das fotos: http://www.daltonmghetti.com
Fotografias por Sloan Howard: http://www.sthphoto.com

Clique aqui para comentar ( )