Jardim da Infância por Athos Bulcão
Artes

Athos “do início ao fim” de Bulcão

Impregnando a arquitetura modernista brasileira, fortemente apresentada em Brasília, Athos Bulcão foi – e ainda é em memória – um artista plástico à ser ovacionado e valorizado por todos e principalmente os brasileiros – que infelizmente ainda são poucos que valorizam os seus artistas nacionais.

Athos Bulcão no painel da Igrejinha em Brasília

Athos Bulcão no painel da Igrejinha em Brasília

 

O artista, nascido no Rio de Janeiro, teve sua arte estampada nos azulejos e texturizadas em relevo de importantes edificações como no Congresso Nacional, nas Embaixadas do Brasil em Nova Délhi, Cabo Verde e Buenos Aires, além de inúmeras outras como a Igrejinha em Brasília, o Memorial da América Latina em São Paulo, o Ministério das Relações Exteriores e o Teatro Nacional, ambos em Brasília, e outras tantas.

Azulejos Athos Bulcão

Azulejos Athos Bulcão

Athos Bulcão inclusive, é inspiração e referência para diversas áreas, como foi para o estilista mineiro Ronaldo Fraga na sua coleção “Athos do início ao fim”.

Athos Bulcão por Ronaldo Fraga

Athos Bulcão por Ronaldo Fraga

 

Para quem quer ver mais de perto suas obras, poderá ir entre os dias 10/01 e 08/03, com entrada franca, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro para conferir a  exposição Athos Bulcão – Tradição e Modernidade com curadoria de Marcus de Lontra Costa em parceria com a Fundação Athos Bulcão de Brasília.

Segundo a Caixa Cultural “A exposição privilegia a produção arquitetônica de murais e azulejaria do artista, de caráter geométrico e monumental, como os painéis do Sambódromo, no Rio de Janeiro, e do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitscheck e da Igrejinha N. S. de Fátima, ambos em Brasília. “

Vale conferir mais de perto e valorizar a arte nacional!!

Fontes: http://www.fundathos.org.br/

Imagens: Divulgação e Fundação Athos Bulcão

Clique aqui para comentar ( )