Design

Avental, o símbolo da esperança!

Olá pessoal!

O que te inspira? O que te dá esperança? Quando você acorda de manhã o que te impulsiona a viver? E, se todos os dias você pudesse fazer a diferença na vida de alguém? E, se um simples gesto seu fosse suficiente para curar? E, se um simples sorriso seu transformasse o dia de alguém? E, se…

Você já parou para pensar nessas possibilidades? Isso tudo é real. Todas essas situações são susceptíveis de acontecer a qualquer momento. Ao mesmo tempo que você doa, você também é quem recebe. Ser alguém melhor todos os dias é um benefício não só para você, mas para todos com quem você se relaciona.

Acredito que há três situações na vida em que paramos para refletir sobre essas questões: 1) quando algo muito bom nos acontece e não conseguimos nos conter; 2) quando recebemos uma segunda chance de vida e pensamos “dessa vez farei tudo diferente”; e 3) quando estamos hospitalizados. Porque cá entre em nós, estar doente e ter de ficar e um hospital não é legal.

Agora imagine, que você se encaixa perfeitamente na situação 3. E está internado em um hospital com uma doença grave, tendo de passar por tratamentos diários. Sem autoestima, sem esperança, sem inspiração… é difícil imaginar.

Todavia essa é a dura realidade de alguns adolescentes que estão internados em um hospital de Ontario, no Canadá. Um detalhe que caracteriza todas as pessoas é a autonomia sobre sua individualidade. E, por mais que pareça bobo, quando esses jovens tem de usar aventais azuis, isso afeta totalmente a autoestima e identidade, além de romper com a confiança que precisam para enfrentar o tratamento e a recuperação. Ou seja, usar aventais afeta a esperança!

Pensando em como transformar a realidade desses jovens em momentos de distração e reacender seus motivos de alegria, a Starlight Children’s Foundation Canada teve uma iniciativa: com o apoio de renomados estilistas, a proposta é redesenhar os aventais dos jovens. O projeto ficou conhecido como Ward+Robes. Simples neh?! Mas não se compara a alegria dos jovens quando recebem os aventais coloridos e cheios de estilo.

he-wardrobes10lf7

“Quando eu vi pela primeira vez os aventais vi que há força em adolescentes em um lugar onde eles não têm qualquer estímulo para acreditar na força que possuem”, disse uma das crianças felizes.

fashionable-hospital-gowns-starlight-children-foundation-canada-20

image

carousel-3

“Quando você não pode vestir o que quer, você não é quem você deve ser, ou você vive em prol da sua doença”, diz outra criança.

carousel-4

carousel-10

1

image (1)

Talvez a realidade em que vivemos suprime a nossa capacidade de enxergar felicidade nos mínimos detalhes: um avental! Talvez avental seja apenas um símbolo para o voto de confiança que cada pessoa precisa para vencer as adversidades da vida. Por isso que um simples gesto pode sim, promover a cura.

Starlight Children’s Foundation Canada

Há mais de 25 anos, o intuito da Fundação canadense é promover distração, entretenimento e alívio do stress e tédio da hospitalização, seja para crianças, adolescentes ou jovens.

“Quando uma criança está doente, às vezes nos concentramos tanto sobre a doença.  Até que alguém pensou sobre o divertimento e realmente, foi uma bênção que eu nunca vou ser capaz de expressar plenamente, ” disse Rachel, mãe de uma das crianças internadas.

 

 

Clique aqui para comentar ( )